Ciclistas darão volta ao mundo em prol da sustentabilidadeGrupo de Juiz de Fora planeja viagem ao redor do globo para difundir consciência ambiental e plantio de mudas. Aventura começa no dia 18 de abril

Pablo Cordeiro
*Colaboração
23/3/2010

Dar a volta ao mundo difundindo a sustentabilidade e a consciência ambiental é a proposta do projeto Nova Origem, idealizado por quatro ciclistas. O administrador Carlos Werner, de 27 anos, o analista web Kico Zaninetti, 27, o analista de banco de dados Tiago Batalha, 28, e o engenheiro civil Marcelo Barros, 28, querem interagir com as pessoas e trocar experiências para conscientizar sobre a importância do meio ambiente. O pontapé inicial será no dia 18 de abril, às 8h, no Parque da Lajinha. A previsão de conclusão do projeto é de três a quatro anos.

Na primeira fase do projeto, o grupo irá seguir até a Califórnia, Estados Unidos, e depois zarpar para a Europa e para a África. O trajeto inclui mais de 40 países, nos cinco continentes, e cerca de 45 mil km de estrada a serem rodados. Em cada localidade por onde passarem, os ciclistas de final de semana - já que nenhum é atleta - irão entrar em contato com Organizações Não Governamentais (ONGs), universidades, escolas, com o intuito de conseguirem mudas para o plantio. Além da difusão do espírito sustentável, o grupo irá apresentar palestras para alunos nas escolas e desenvolver oficinas com o objetivo de conscientização sobre a importância do plantio de sementes.

"Queremos ter um estilo de vida em harmonia com a natureza, baseado no crescimento pessoal e não profissional. Buscamos conhecer diversas culturas. Pretendemos mostrar que as pessoas normais podem fazer a diferença. Não é só a volta ao mundo, é um projeto de sustentabilidade. A ideia é plantar o máximo de mudas possível", explica Werner.

Os integrantes são amigos desde a infância e sempre tiveram o desejo de fazer algo pelo meio ambiente. "Somos aventureiros. O Carlos começou com a ideia de largar tudo para realizar a viagem. Eu disse que só deixaria tudo se fosse para dar a volta ao mundo. O Tiago aceitou logo após e o Marcelo só esperou a conclusão do doutorado", ressalta Zaninetti.

Caseh kico Marcelo Barros Tiago Batalha
Investimento na própria vida
"Sentar no escritório, trabalhar e voltar para a casa não é o ideal de vida que queremos. Nosso objetivo é estimular o positivismo, a sustentabilidade, o esporte e o meio ambiente" 

Segundo Zaninetti, o grupo fez um investimento alto em equipamentos de segurança e de sobrevivência. O vestuário, as barracas, a cozinha e os primeiros socorros serão levados nas próprias bicicletas. O grupo já fez diversos cursos, como manutenção de bicicletas, primeiros socorros e enfermagem. Werner conta que já pensaram em voluntariado na África, intercâmbio cultural, especializações na área e até uma fábrica de reciclagem. Mas o que motivou o grupo neste projeto foi a bicicleta.

"Em dezembro, todos largaram o emprego em busca do sonho. Desde o meio do ano passado, já estávamos planejando a expedição." O administrador conta que irão gastar o mínimo possível e que vão ficar na casa das pessoas. "Sentar no escritório, trabalhar e voltar para a casa não é nosso ideal de vida. Nosso objetivo é estimular o positivismo, a sustentabilidade, o esporte e o meio ambiente", diz Zaninetti.

Todo o recurso para a viagem é próprio. Até o momento, o grupo não possui nenhum patrocinador e espera, que com o início do projeto e a consequente credibilidade, a ajuda possa surgir. No site oficial, as pessoas interessadas em fazer doações em dinheiro, ou em mudas, ou com auxílio à moradia, podem se cadastrar no mapa interativo. A Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA/JF) é parceira do grupo.

mapa interativo

Cem mudas para o lançamento

O lançamento do Nova Origem irá ocorrer no próximo domingo, 28 de março, no Parque da Lajinha. O grupo irá plantar cerca de cem mudas no local. Às 8h30, antes do plantio, será realizada uma pedalada ecológica pela cidade, com percurso de 12 km, com saída e chegada também no parque.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

 Os textos são revisados por Madalena Fernandes