Segunda-feira, 01 de dezembro de 2008, atualizada ?s 17h

Espet?culo que aborda universo feminino chega a Juiz de Fora

Marinella Souza
*Colabora??o

A pe?a J?lia e a mem?ria do futuro conta a hist?ria de J?lia, uma mulher com uma vida normal e, de repente, descobre que pode mais. A protagonista da pela, Ju?ara Costta explica que J?lia passa por uma crise e promove uma revolu??o pessoal.

"O texto fala de toda a vida da J?lia, desde a inf?ncia, quando ela fazia roupas para suas bonecas usando retalhos de tecidos. Essa ? a met?fora da pe?a: os retalhos da vida, ou sejam suas lembran?as, que ela vai juntando e tecendo a sua pr?pria colcha", avalia.

A hist?ria termina quando a protagonista chega aos 85 anos e se v? diante da morte. "Ela parte com sabedoria porque sabe que a morte ? s? mais uma aventura em sua vida", diz Ju?ara.

Para a atriz, o sucesso da pe?a se deve ? forma delicada que o autor e diretor Jair Raso conseguiu penetrar no universo feminino. "? genial como um homem conseguiu entender t?o bem as diversas fases da vida feminina, permitindo que homens e mulheres de todas as idades se encantem com a hist?ria que ? narrada."

H? dois anos representando J?lia, Ju?ara revela que todos os dias a personagem lhe ensina algo. "O texto tem muita profundidade, ? po?tico, tem humor e sensibilidade", confessa.

A pe?a que foi montada originalmente em Belo Horizonte, j? percorreu diversas cidades do interior de Minas Gerais e chega a Juiz de Fora patrocinada pela Lei Estadual de Incentivo ? Cultura. Segundo Ju?ara, h? muito tempo ela tinha interesse de trazer a pe?a para a cidade. "Sabemos da import?ncia que a Juiz de Fora d? aos trabalhos culturais e queria muito ver isso de perto", comenta.

J?lia e a Mem?ria do Futuro vai ter ?nica apresenta??o em Juiz de Fora nessa ter?a-feira, 02 de dezembro, ?s 20 h, no Centro Cultural Pr?-M?sica e a entrada ? franca.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF