Sexta-feira, 4 de abril de 2014, atualizada às 17h27

Hemominas realiza cadastro de doadores de medula óssea em Ubá

Na próxima terça-feira, 8 de abril, a Fundação Hemominas vai promover na cidade de Ubá, na Zona da Mata mineira, um cadastro para candidatos à doação de medula óssea. A ação será das 13h às 18h, na Associação Beneficente Católica - Hospital Santa Isabel, localizada na rua Frei Cornélio 200, Laurindo de Castro. A previsão é que sejam cadastradas cerca de cem pessoas.

Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso apresentar documento oficial de identidade com foto, preencher os formulários para o cadastramento, ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hematológicas. A pessoa que se candidatar recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml) que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA). O resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer - Inca, do Ministério da Saúde.

No momento da doação da amostra de sangue a pessoa assina um Termo de Consentimento, com orientações sobre o que é o transplante de medula óssea e fica ciente que: o candidato à doação de medula óssea deve encontrar-se em bom estado de saúde e o resultado dos exames de compatibilidade (HLA) não estará disponível ao doador. Quando surgir compatibilidade do candidato com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, o mesmo é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).

ACESSA.com - Hemominas realiza cadastro de doadores de medula ?ssea em Ub?