Inscrições abertas para as oficinas do festival Primeiro Plano 2018

Por

Inscri?es abertas para as oficinas do festival Primeiro Plano 2018
Segunda-feira, 29 de outubro de 2018, atualizada às 16h14

Inscrições abertas para as oficinas do festival Primeiro Plano 2018

Da redação

O Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades promoverá, mais uma vez, oficinas durante os dias de evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site.

Estudantes e profissionais de áreas afins, como Comunicação, cinema e Arte, além de pessoas interessadas no universo audiovisual, são bem-vindas durante os treinamentos, divididos em três grandes temas: correção de cor, áudio e documentários. As vagas são limitadas.

Todas as três oficinas acontecem entre os dias 6 e 8 de novembro, das 9h às 13h, em locais distintos.Como as vagas são limitadas, a organização poderá selecionar os candidatos inscritos, avaliando o tema escolhido com o ramo de atividade do interessado.

O Festival

O primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, organizado pelo grupo de cinéfilos e produtores culturais Luzes da Cidade, acontece entre os dias 5 e 10 de novembro, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno.

Para esta edição, a curadoria do festival selecionou 50 curtas. Desses, 23 são da Mostra Competitiva Mercocidades, e outros 27 da Mostra Competitiva Regional

Confira abaixo informações sobre as oficinas

Edição de Som - Caminhadas Sonoras no Cinema, com Thiago Sobral

Local: Funalfa
Vagas: 18

A oficina pretende explorar a utilização de paisagens sonoras no cinema contemporâneo. Se debruçando, particularmente, sobre a obra da compositora HildegardWesterkamp e suas inserções nos filmes do diretor americano Gus Van Sant.

Thiago Sobralétécnico, editor, mixador e compositor de trilhas sonoras Thiago Sobral. Formado em cinema pela UFF, Thiago foi premiado pelo melhor desenho de som no Festival de Cinema do Vale de Ivinhema, com um longa sobre Torquato Neto.Com Yorimatã, em 2016, recebeu dois prêmios: o Delart, no Festival CineMúsica, e o In-Edit Brasil, no 7º Festival Internacional do Documentário Musical. No 15º Festival Recine, em 2015, com Crônicas da Demolicação, Thiago foi premiado na categoria Melhor Edição de Imagem e Som.

Oficina de Documentário: Amor pelo personagem, com Rodrigo Carneiro

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno
Vagas: 20

Na oficina, Rodrigo vai falar sobre sua experiência como editor e documentarista, apresentando a relação que segue entre os personagens dos filmes, passando pela pesquisa e edição.

Rodrigo Carneiro é historiador pela Universidade Federal de Ouro Preto, montador graduado na Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba e pesquisador de cinema, onde atuou no departamento da Facultyof Fine Arts da Universidade de Concordia - Montreal. Escreveu e dirigiu os curtas Marília, Microsieverts e Copyleft. Editou diversos curtas e médias metragens premiados em vários festivais nacionais e internacionais, além de ter editado o longa “O Signo das Tetas” e “Lembro mais dos corvos” e o telefilme “Nova Dubai”, além de outros trabalhos. Atualmente está finalizando seu primeiro longa-metragem documental “A rosa azul de Novalis”.

Oficina de Correção de Cor (Color Grading), com Glauco Guigon

Local: Laboratório da Faculdade de Comunicação - UFJF
Vagas: 12

A Correção de Cor é hoje um processo essencial da fotografia de qualquer peça audiovisual. É nela em que a estética de um filme é definida, e a fotografia é manipulada de diversas maneiras a fim de se atingir o “look” ideal. Na oficina serão abordados temas como teoria de cor e percepção, além de uma parte prática, com as ferramentas disponíveis no DaVinci Resolve.

Glauco Guizon possui 11 anos de experiência em coloração de filmes. Formado em Cinema e Audiovisual pela UFF, se formou colorista na extinta Labocine do Brasil e se especializou na área através da Internacional ColoristAcademy. Desde 2013 é responsável pela Yellow Bunker, empresa criada por ele para finalizar filmes e programas de TV.