Festival de Teatro começa nesta sexta-feira

Por

Festival de Teatro come?a nesta sexta-feira
Terça-feira, 25 de agosto de 2015, atualizada às 11h14

Festival de Teatro começa nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, as cortinas vão se abrir para uma semana ininterrupta de teatro de qualidade em vários pontos de Juiz de Fora. A programação do 9° Festival Nacional de Teatro, promovida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), segue até o dia 7 de setembro com 26 apresentações de 18 espetáculos, quatro oficinas, uma exposição, uma mostra pública de processo, lançamento de três livros e uma festa. As apresentações acontecerão em seis espaços: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Centro de Artes e Esportes Unificados da Zona Norte (CEU), Parque Halfeld, Parque da Lajinha, Teatro Pró-Música e Teatro Solar. Confira programação completa.

Para as peças em locais fechados, os ingressos serão trocados por livros de literatura em bom estado, a partir desta terça, 25, na portaria do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Avenida Getúlio Vargas, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, aos sábados e domingos, das 10h às 18h, e nas segundas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para as apresentações no CEU, em Benfica, os ingressos serão trocados no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h. Nas áreas abertas, a participação é gratuita. No projeto "Diversão em Cena ArcelorMittal", os espetáculos também têm entrada franca, sendo necessário retirar os convites uma hora antes do início da peça.

Entre as montagens que serão apresentadas nesta edição, 11 foram selecionadas por edital público, duas convidadas pela comissão organizadora, por serem projetos executados com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, duas fazem parte do projeto "Diversão em Cena ArcelorMittal" e outras três são integrantes de projetos de circulação nacional.

Oficinas e exposição

Além das apresentações, estão programadas quatro oficinas, com vagas limitadas. A taxa de participação é de R$ 20, e as inscrições terão início nesta terça-feira, 25, no CCBM.

Haverá um debate com cada grupo participante logo após as apresentações, com exceção dos espetáculos apresentados no CEU e no Teatro Solar. Como atividade paralela, o Museu Ferroviário receberá duas ações: a exposição "Contaê na Peri", realizada pelo grupo Contaê Histórias e pelo fotógrafo Pedro Fonseca; e o lançamento dos livros "O Crítico Ignorante", de Daniele Avila Small (Rio), "Cordas cor de ais" e "Duas Peças", ambos de Felipe Moratori (Juiz de Fora), em 5 de setembro, às 17 horas. O galpão do Espaço Manufato receberá a mostra pública da oficina "Pessoas Extraordinárias", no dia 30, às 16 horas, e a festa de encerramento do festival, será em 6 de setembro, às 21 horas. Os ingressos para a festa custam R$ 20.


Com informações da PJF