Aten??o para as compras a prazo Parcelamento das compras ? muito utilizado, mas s?o necess?rios alguns
cuidados antes de fechar neg?cio. Anote as dicas importantes

As facilidades de compra oferecidas pelo com?rcio buscam atrair os consumidores a qualquer custo. O pagamento em presta?es ? um dos recursos mais utilizados, mas nem sempre ? um bom neg?cio.

Segundo a vendedora Fl?via Campos, o ?ndice de vendas a prazo na loja de roupas em que trabalha gira em torno de 60%. "A maioria das pessoas paga com cheque ou cart?o, principalmente se n?o houver juros nas parcelas", diz.

De acordo com o coordenador executivo do Servi?o de Defesa do Consumidor (Sedecon), Sebasti?o de Oliveira, a op??o de parcelamento inclui encargos que, no final do pagamento, podem fazer o valor final do produto chegar ao dobro do pre?o ? vista. "Al?m do produto em si, o consumidor estar? pagando os juros e taxas de servi?o, o que pode elevar consideravelmente o valor final", explica.

A prazo X ? vista

O relojoeiro Jos? Dimas Vidigal ? adepto do parcelamento, mas s? em casos de necessidade."S? compro parcelado quando n?o tenho condi?es de comprar ? vista. Mesmo assim, eu procuro saber qual ? o n?mero de presta?es que o produto ? vendido sem juros", diz.

Vitrine de loja Vitrine de 
loja

Em alguns casos, o consumidor prefere ainda fazer uma poupan?a e evitar o parcelamento. ? a op??o do relojoeiro Rafael Silva. "Prefiro esperar ter o dinheiro todo e comprar ? vista. Assim eu evito o ac?mulo de d?vidas para os meses seguintes", explica.

Cuidados e dicas

Vitrine de  loja Para o coordenador do Sedecon, a pesquisa ? o principal aliado de quem quer comprar a prazo. "O consumidor deve procurar as menores taxas praticadas no mercado, para pagar o m?nimo de juros e encargos poss?vel", explica.

Sebasti?o afirma que a compra ? vista ainda ? o melhor neg?cio e por isso o pre?o deve ser mais em conta que o parcelado. "Com o dinheiro em m?os o consumidor pode pechinchar, e conseguir descontos no valor real do produto", ressalta.

O consumidor que quiser informa?es sobre algum estabalecimento ou se sentir prejudicado em alguma compra a prazo deve procurar o Sedecon na C?mara Municipal ou o Procon, na Avenida Independ?ncia, 992.

Mat?ria produzida por Renato Costa em 28 de fevereiro de 2007