Liga??o por pulso j? ? coisa do passado Quem j? decidiu qual plano o ideal para consumo, deve ficar atento ? pr?xima conta para saber se a escolha foi correta


*Guilherme Ar?as
Colabora??o
09/07/2007

As novas regras para a cobran?a das liga?es locais j? est?o valendo. Se voc? j? decidiu qual plano ? o ideal para o seu consumo, fique atento ? pr?xima conta de telefone para saber se a escolha foi correta.

Mas para voc? que ainda tem alguma d?vida sobre o novo sistema de cobran?a, o Portal ACESSA.com explica as principais mudan?as que est?o acontecendo na telefonia fixa.

Na verdade, pouca gente entendia a cobran?a por pulsos. Nesse sistema antigo, o consumidor tinha uma franquia de 100 pulsos. O primeiro era cobrado assim que a chamada fosse atendida. O segundo era aleat?rio e continha de um a quatro minutos. Os pr?ximos pulsos eram contados de quatro em quatro minutos.

Foi para acabar com as d?vidas e tornar as cobran?as mais transparentes para os consumidores, que a Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es (Anatel) estabeleceu as cobran?as em minutos. At? o ?ltimo dia 1? de julho, os usu?rios da telefonia fixa tiveram que escolher entre os dois planos determinados pela Anatel, de acordo com o perfil de cada consumidor.

Os Planos

Plano B?sico: Nele, o consumidor residencial pode falar at? 200 minutos de fixo para fixo pagando pela assinatura. Se usar mais do que isso, paga pelos minutos excedentes, de acordo com a tarifa local. Segundo a Anatel, esse plano ? indicado para quem faz liga?es r?pidas, de no m?ximo dois minutos e meio cada, e n?o tem internet discada.

Pasoo (Plano Alternativo de Servi?o de Oferta Obrigat?ria): Neste plano, o valor da assinatura ? o mesmo, mas, em vez de 200, o consumidor residencial pode falar at? 400 minutos. Toda vez que voc? fizer uma liga??o, tenha ela a dura??o que for, ser?o descontados tamb?m 4 minutos do pacote de 400. A vantagem ? que quando voc? utilizar todos os 400 minutos, a cobran?a passa a ser menor. O valor do minuto excedente deste plano ? mais baixo do que o plano b?sico de 200 minutos. Ou seja, compensa para quem faz chamadas mais longas.

Fonte: Anatel

A advogada do PROCON de Juiz de Fora, Clarisse Pereira, afirma que as operadoras podem oferecer, ainda, outros planos para que o consumidor se adeque ao seu tipo de consumo. A Anatel estipulou que, at? o dia 31 de julho, as concession?rias n?o podem fazer propaganda de planos pr?prios, para n?o confundir o consumidor.

Independente do plano escolhido, continuam existindo os hor?rios reduzidos.

  • Dias ?teis: de meia-noite ?s 6h;
  • S?bados: de meia-noite ?s 6h e de 14h at? meia-noite;
  • Domingos e feriados nacionais: o dia todo.
    Para cada liga??o nesses hor?rios, ser?o cobrados dois minutos no Plano B?sico e quatro minutos no PASOO, independentemente do tempo de dura??o da liga??o.

As pessoas que n?o fizeram a escolha entre os dois planos foram, automaticamente, para o Plano B?sico. Apesar disso, os consumidores podem, a qualquer prazo e sem custos, migrar de um plano para outro. A orienta??o ? pedir que a operadora envie duas faturas comparativas dos planos dispon?veis, para avaliar seu perfil de consumo e fazer sua op??o. Os consumidores tamb?m podem fazer a simula??o dos dois planos pelo telefone 0800 25 5252.

A mudan?a vale apenas para liga?es entre telefones fixos e locais. Chamadas de fixo para celular, de celular para fixo, entre celulares e de longa dist?ncia (DDD e DDI) j? s?o cobradas por minutos e n?o sofrem altera?es.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF