Santa Rita e Vila Esperança II vão ganhar unidades do Curumim

Por

Quarta-feira, 23 de setembro de 2009, atualizada às 18h55

Santa Rita e Vila Esperança II vão ganhar unidades do Curumim

Clecius Campos
Repórter

Os bairros Santa Rita e Vila Esperança II vão ganhar duas unidades do Curumim, atendendo a 400 crianças dos entornos. De acordo com a secretária de Assistência Social (SAS), Silvana Barbosa, os locais foram escolhidos por serem áreas descobertas e de maior necessidade. "Levamos em conta nosso mapa de vulnerabilidade, que apontou os locais."

A nova unidade no bairro Santa Rita vai substituir uma já existente, que funciona dentro de outro espaço da Prefeitura. "Ele não tem a estrutura de um Curumim e não suporta mais o alto número de crianças e jovens que demandam atendimento. O local está em péssimas condições."

O investimento para a construção das unidades, no valor de R$ 500 mil (R$ 250 mil para cada um), é oriundo do Tesouro Estadual e deverá ser disponibilizado ainda em 2009. É o valor que vai determinar o tamanho dos prédios a serem construídos. "O projeto é padronizado pelo governo federal e executado com capacidade de crescer. A princípio serão construídas unidades com quatro ou seis módulos." O início das obras está previsto para 2010. O contrato para a viabilização da obra foi assinado na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em Belo Horizonte.

Juiz de Fora conta com seis núcleos do Curumim, localizados em seis bairros da cidade. O programa atende cerca de mil crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos. Os beneficiários frequentam os centros no contraturno escolar, recebem apoio sociopsicopedagógico e participam de atividades esportivas, recreativas, culturais e artísticas.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes