Alugu?is

Posso quebrar o contrato sem multa?
De uma forma geral, o contrato dever? ser cumprido. Portanto, para se desocupar o im?vel antes do tempo acordado, por qualquer motivo, ser? preciso pagar a multa prevista. A melhor forma de se solucionar esse problema ? tentar negociar a rescis?o do contrato.

E no caso de barulho excessivo?
Para romper um contrato de loca??o sem pagar multa por causa de barulho excessivo, ? preciso que se comprove que o locador omitiu a exist?ncia desse problema no momento da contrata??o. Ou seja, para se quebrar um contrato dessa forma, ? preciso comprovar em processo judicial que houve m?-f? por parte do locador. Nesse caso, a pessoa deve procurar um advogado especializado em direito imobili?rio para as orienta?es adequadas.

A Imobili?ria pode cobrar uma taxa de despesas do contrato de aluguel?
Sim, a imobili?ria pode cobrar uma taxa por certos servi?os que presta durante o processo de loca??o. Esse valor ? acordado durante as negocia?es para a loca??o e costuma girar em torno do valor equivalente ao primeiro m?s de aluguel. Esse n?o ? um valor fixado por lei, mas sim negociado e equivale ? comiss?o e aos custos contratuais.

A Imobili?ria pode cobrar taxas de administra??o?
Caso a imobili?ria administre a loca??o, ficando respons?vel por receber os pagamentos, etc., ela pode tamb?m cobrar por esse servi?o. Esse custo costuma ficar em torno de 6% ou 7% do valor do aluguel.

E se o pre?o das taxas for abusivo?
Caso voc? ache que esses valores s?o muito altos, o melhor a fazer ? procurar por outra imobili?ria e tentar negociar melhores condi?es para o seu neg?cio. ? importante lembrar que essas taxas todas podem ser cobradas apenas do propriet?rio do im?vel, nunca do locat?rio.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Reclama?es: procure o Procon de Juiz de Fora
Hor?rio de funcionamento: De segunda a sexta de 9h ?s 17h
Telefones: 3690-8431/3690-8433/3690-8434/
3690-8435/3690-8436/3690-8437

Procon (Centro)
Procon (Zona Norte)
Avenida Get?lio Vargas, 200
Centro - Juiz de Fora - MG
CEP 36010-110
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 5351
Nova Era - Juiz de Fora - MG
CEP 36.087.000