Compras via internet

Nada mais fácil e cômodo do que fazer compras pela internet, mas é preciso ficar atento para que a compra virtual não se torne um problema.

Converse antes com o fornecedor para que você saiba como proceder se acontecer algum problema como atraso na entrega, cancelamento, devolução, pagamento, reembolso, entre outros. Se o fornecedor não responder, é melhor e mais seguro não comprar o seu produto.

Procure informações e referências sobre o site com a família ou amigos e verifique se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou cidade.

Verifique o endereço físico do fornecedor e os dados cadastrais da empresa, como CNPJ. O consumidor pode checar esses dados através do site www.registro.br. Confirme tembém se há algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas.

Informe-se sobre os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega.

Conheça as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários.

Não forneça dados pessoais desnecessários para a compra.

Guarde todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido.

Arquive, em meio eletrônico seguro ou impresso, a confirmação do pedido, o contrato firmado e os e-mails trocados com o fornecedor que comprovem a compra e suas condições.

Verifique o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço e se há despesas com fretes e taxas adicionais.

Exija Nota Fiscal.

Fonte: Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independência, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.