Material Escolar


J? ? agosto, as aulas voltaram e as crian?as precisam de alguns materiais escolares novos. O or?amento est? apertado e os produto s?o caros. Por isso, fique atento ?s dicas que preparamos e economize.

Verifique quais s?o os produtos em bom estado que voc? j? possui e refa?a a lista do que realmente precisa ser comprado.

Fa?a uma pesquisa de pre?o em diferentes estabelecimentos, como papelarias, dep?sitos e lojas de departamento.

Fique atento para n?o escolher produtos muito sofisticados ou com caracter?sticas de brinquedo, pois esses podem distrair a crian?a e prejudicar seu desempenho.

Comprar de vendedores ambulantes pode n?o ser t?o vantajoso. Embora o pre?o possa ser menor n?o h? emiss?o de nota fiscal e, em caso de problemas, voc? ficar? sem a prote??o do C?digo de Defesa do Consumidor.

Na hora de escolher o caderno, verifique a impress?o das linhas e margens, se as folhas n?o possuem dobraduras, rugas, manchas ou furos. Cadernos de capa dura apresentam maior resist?ncia, embora possam ser mais caros.

R?gua, esquadro e compasso devem ter a impress?o da escala e dos n?meros leg?vel, sem rebarbas, ranhuras, lascas ou pontos de ferrugem.

Escolha a borracha apropriada para apagar l?pis ou canetas. Cuidado com as borrachas coloridas, de formatos diferentes e com aromas, que podem desde induzir a crian?a pequena a ingeri-las, podem distra?-las ou conduzi-las a outros h?bitos prejudiciais.

Escolha o tipo de l?pis mais adequado para o trabalho. Para a escrita, recomenda-se o n?mero 2. O produto n?o deve apresentar amassados, lascas ou ranhuras.

De acordo com o C?digo de Defesa do Consumidor, toda informa??o deve ser adequada, clara, com especifica??o correta de quantidade, caracter?sticas, composi??o, qualidade, prazo de validade e pre?o, bem como os riscos que apresentam ? sa?de e seguran?a dos consumidores. No caso de produtos importados, as informa?es devem estar em l?ngua portuguesa.

Exija sempre a nota fiscal, t?quete do caixa ou cupom do ponto de venda (CPV) qualquer que seja o item adquirido - documentos fundamentais em caso da necessidade de efetuar uma reclama??o.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156