Material Escolar


Já é agosto, as aulas voltaram e as crianças precisam de alguns materiais escolares novos. O orçamento está apertado e os produto são caros. Por isso, fique atento às dicas que preparamos e economize.

Verifique quais são os produtos em bom estado que você já possui e refaça a lista do que realmente precisa ser comprado.

Faça uma pesquisa de preço em diferentes estabelecimentos, como papelarias, depósitos e lojas de departamento.

Fique atento para não escolher produtos muito sofisticados ou com características de brinquedo, pois esses podem distrair a criança e prejudicar seu desempenho.

Comprar de vendedores ambulantes pode não ser tão vantajoso. Embora o preço possa ser menor não há emissão de nota fiscal e, em caso de problemas, você ficará sem a proteção do Código de Defesa do Consumidor.

Na hora de escolher o caderno, verifique a impressão das linhas e margens, se as folhas não possuem dobraduras, rugas, manchas ou furos. Cadernos de capa dura apresentam maior resistência, embora possam ser mais caros.

Régua, esquadro e compasso devem ter a impressão da escala e dos números legível, sem rebarbas, ranhuras, lascas ou pontos de ferrugem.

Escolha a borracha apropriada para apagar lápis ou canetas. Cuidado com as borrachas coloridas, de formatos diferentes e com aromas, que podem desde induzir a criança pequena a ingeri-las, podem distraí-las ou conduzi-las a outros hábitos prejudiciais.

Escolha o tipo de lápis mais adequado para o trabalho. Para a escrita, recomenda-se o número 2. O produto não deve apresentar amassados, lascas ou ranhuras.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, toda informação deve ser adequada, clara, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. No caso de produtos importados, as informações devem estar em língua portuguesa.

Exija sempre a nota fiscal, tíquete do caixa ou cupom do ponto de venda (CPV) qualquer que seja o item adquirido - documentos fundamentais em caso da necessidade de efetuar uma reclamação.

Fonte: Fundação Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independência, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.