M?veis de Madeira


Ao decorar sua casa, procure tomar alguns cuidados na escolha dos m?veis. Antes de sair para a compra, confira as medidas do ambiente a ser decorado. N?o se esque?a de prever os espa?os que as portas e gavetas abertas ocupar?o. Em especial observe a qualidade do produto, j? que se trata, em princ?pio, de um bem de longa dura??o.


Compra

A maioria dos m?veis de hoje ? feita de compensado ou aglomerado e apenas revestida com folhas de madeiras nobres (mogno, cerejeira, imbuia, pinho, etc.) ou com pap?is e material pl?stico imitando essas madeiras. Portanto, se o seu interesse ? por madeira maci?a, tenha especial aten??o.

Encontrando o que deseja, fa?a com o m?vel em exposi??o na loja o que voc? faria com ele em casa: sente, levante, procure deitar, abra portas e gavetas. Verifique dobradi?as, cantos, estrados e acabamento geral. N?o tenha medo ou vergonha pois este ? um direito seu e um bom teste de qualidade para o produto.

Entrega e confer?ncia

Verifique se o produto est? de acordo com o pedido (cor, modelo, dimens?es) e se n?o apresenta danos. Caso o produto chegue com defeito, diferente do pedido ou incompleto, recuse o recebimento e anote o motivo na Nota Fiscal e comunique-se imediatamente com a loja.

? poss?vel a presen?a de cupins em m?veis novos que n?o foram tratados. Verifique, portanto, se n?o h? buracos na madeira. Constatando a presen?a de cupins, exija a troca imediata do produto, evitando a infesta??o de outros m?veis da casa.

M?veis que sejam montados pelo fornecedor, n?o devem ter sua embalagem aberta. Aguarde o profissional habilitado e acompanhe a montagem. Se, por acaso, o montador danificar o m?vel, exija que se suspenda o trabalho imediatamente e que a loja troque o m?vel ou a parte danificada.

Seus Direitos

De acordo com o C?digo de Defesa do Consumidor, caso o produto apresente defeitos de f?cil constata??o, tem-se um prazo de 90 dias para reclama??o. Para sua garantia, fa?a a reclama??o por escrito, em duas vias, com data e assinatura do funcion?rio que a receber.

Se o problema n?o for resolvido num prazo de 30 dias, voc? poder? exigir a troca por outro produto da mesma esp?cie, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do pre?o. Se os defeitos n?o forem de f?cil constata??o (ocultos), a reclama??o pode ser realizada quando forem evidenciados, obedecendo o prazo legal de 90 dias a partir da constata??o.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156