Produtos Domissanit?rios


Domissanit?rios s?o produtos qu?micos utilizados para limpeza em geral (ceras inseticidas, desinfetantes, detergentes etc.), que podem causar acidentes e danos ? sa?de das pessoas e animais.

Assim, alguns cuidados s?o indispens?veis e devem ser observados:


Na compra:

Verifique sempre a rotulagem, que deve apresentar informa?es b?sicas (datas de fabrica??o, validade e n?mero do lote, registro no Minist?rio da Sa?de, quantidade, composi??o, t?cnico respons?vel, dados do fabricante), al?m do nome do princ?pio ativo usado no produto (principalmente no caso de inseticidas), modo de usar, instru?es para armazenamento/conserva??o e provid?ncias no caso de acidente (inala??o ou ingest?o acidental, contato com os olhos e mucosas, etc).

N?o compre esse tipo de produto de ambulante, se esse n?o possuir o devido registro junto ao Minist?rio da Sa?de, fator esse essencial ? seguran?a das pessoas.


Em casa:

Guarde-os sempre em locais secos (a umidade pode enferrujar recipientes met?licos), longe do alcance de crian?as (frascos coloridos chamam a aten??o, podendo levar a crian?a a querer ingerir o produto), longe da luz, calor ou aparelhos el?tricos (alguns produtos s?o fotosens?veis e perdem a efic?cia se expostos ao sol; outros s?o inflam?veis e sua exposi??o ao calor ou fa?scas el?tricas pode causar risco de inc?ndio ou explos?o).

Nunca retire os produtos da embalagem original nem misture produtos diferentes.

Em caso de acidentes, leve a v?tima e a embalagem do produto causador do problema imediatamente ao pronto socorro mais pr?ximo, para que sejam tomadas as provid?ncias necess?rias. N?o ministre nada ? v?tima, salvo em caso de orienta??o m?dica.

Leia atentamente as instru?es para abertura da embalagem e uso do produto.



Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156