• Assinantes
  • Autenticação
  • Seus Direitos



    Brinquedo

    Ao adquirir um brinquedo, lembre-se: pesquisa é fundamental. Os preços costumam variar bastante de um lugar para outro. Verifique o mecanismo de funcionamento (fricção, bateria, pilha), considerando os custos que cada uma das opções representa.

    Examine o brinquedo. A Lei Estadual nº 8124/92 determina que as lojas mantenham amostras de jogos e brinquedos sem lacre, abertos para que possam ser testados pelo consumidor.

    Todo produto deve trazer informações adequadas e claras sobre suas características, qualidades, quantidade, origem, composição, preço, prazo de validade, garantia, entre outros dados, bem como sobre os riscos que possam apresentar à saúde e segurança do consumidor.

    Verifique, na embalagem de brinquedos, os seguintes dados:

    A faixa etária ou idade a que se destina. Apesar de muita gente ignorar esse detalhe tão importante, é mais que recomendado ficar atento as indicações que ficam, geralmente, na lateral da caixa.

    A identificação do fabricante. Existem mais empresas "fantasmas" do que se imagina no Brasil. Se a empresa não é registrada, você não vai ter onde reclamar.

    O número de peças ou regras de montagem, quando for o caso. Atenção redobrada proporcionalmente à idade da criança.

    As instruções de uso e de montagem (quando for o caso) que deve estar escrito em linguagem clara e objetiva, em língua portuguesa e com ilustrações. Caso contrário você pode provocar pequenos acidentes pelo não entendimento do funcionamento do brinquedo

    Eventuais riscos que possam apresentar à criança. Cuidados com o tamanho das peças e com os formato delas é de fundamental importância

    O selo de segurança fornecido pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), indicando se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor, juntamente com o selo de um órgão credenciado para testar sua qualidade (IQB, Falcão Bauer).

    Não compre por impulso. Nem sempre produtos "da moda" são os mais adequados. Sempre que possível, deixe que a criança participe da seleção e compra do brinquedo.



    Fonte: Fundação Procon-SP

    Procon (Centro) - Juiz de Fora
    Avenida Independência, 992
    Centro - Juiz de Fora - MG
    Telefone: 156


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.