Dicas para comprar um carro usado

A compra de carros usados possui, ainda hoje, papel de destaque no mercado de consumo, seja pelo alto investimento financeiro que representa ou pela expectativa de durabilidade e bom desempenho do produto que envolve a aquisi??o.

Toda aten??o ? necess?ria na compra de um carro usado. Para evitar surpresas, como um ve?culo em mau estado ou mesmo roubado, previna-se antes de fechar qualquer neg?cio.

Verifique a autenticidade dos documentos; confira o n?mero do chassi gravado em diversos lugares do ve?culo, bem como o estado de conserva??o da parte mec?nica e da funilaria. Procure a ajuda de um mec?nico de sua confian?a para avaliar o estado geral do carro. Todo cuidado ? pouco quando se trata de sua seguran?a.

Como o pre?o dos carros usados costuma variar muito, pesquise! Jornais e revistas s?o boas fontes de refer?ncia, pois cont?m pre?os de mercado bastante atualizados para a compra e venda. Considere o modelo, a cor, o ano de fabrica??o, a quilometragem, as revis?es realizadas e os opcionais (alarme, som, desemba?ador, vidro el?trico, etc.), para avaliar se o valor est? de acordo com o de mercado.

Este manual traz dicas importantes sobre o tema. Ele foi elaborado em forma de roteiro, para facilitar a sua pesquisa. Leia-o com aten??o e boa compra.

Parte Externa do ve?culo

Examine o carro ? luz do dia. Locais fechados ou escuros podem dificultar a observa??o de detalhes importantes.POrtanto, nada de comprar carro durante a noite. Use a prote??o do sol para uma boa compra

Desconfie de ondula?es e pequenos amassados na lataria; existindo diferen?as na quinas do cap?, ? bem prov?vel que o carro tenha sido batido.

Se encontrar bolhas na pintura, cuidado! ? sinal de ferrugem. Observe locais pr?ximos ?s borrachas das portas e dos p?ra-lamas. Verifique as arestas inferiores da carroceria, as canaletas e as bordas das tampas do cap? do motor e do porta-mala.

Verifique se o ve?culo foi pintado recentemente. Fique atento ?s diferen?as de cor e respingos de tinta nos frisos e borrachas. Carros encerados podem esconder defeitos na pintura.

Confira se as portas e o cap? , ao serem fechados, encaixam-se perfeitamente. O desn?vel pode indicar que o carro foi batido.

Teste o amortecedor balan?ando o carro. Se ao proceder desta forma o ve?culo balan?ar diversas vezes, o amortecedor pode estar em m?s condi?es.

Examine o estado dos pneus. Caso estejam lisos, sem ader?ncia, certamente causar?o preju?zos ? freada, ao desempenho do ve?culo e, como conseq??ncia, ? sua seguran?a. Dever?o ser trocados, implicando assim em custos.



Desgastes irregulares nos pneus podem indicar problemas com a suspens?o, alinhamento ou balanceamento das rodas.

Com o carro suspenso, pressione cada roda para dentro e para fora. Se houver folga, provavelmente o rolamento est? gasto e dever? ser regulado ou trocado.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156