Empr?stimo Consignado


Em fun??o da grande oferta e procura por esse tipo de cr?dito, cujo desconto ? efetuado diretamente do sal?rio/benef?cio do contratante, ? bom estar atento sobre os cuidados a serem tomados pelo consumidor antes da contrata??o.

Veja as dicas antes de contratar um empr?stimo:

Em primeiro lugar, o consumidor deve verificar a rede de institui?es financeiras credenciadas ao INSS, cuja lista pode ser obtida no site www.previdencia.gov.br ou pelo telefone 0800-780191. Ele pode optar por qualquer uma das institui?es conveniadas, ainda que n?o receba o benef?cio por ela.

? conveniente, ainda, pesquisar para saber quais os bancos oferecem as melhores taxas e condi?es. Apesar de as taxas de juros serem menores que as modalidades tradicionais de cr?dito (cheque especial, cr?dito direto ao consumidor e cart?o de cr?dito), elas variam de institui??o para institui??o.

? importante verificar o impacto que o valor das parcelas ir? causar no seu or?amento. Pode ser que o empr?stimo oferecido se transforme em uma d?vida sem fim, portanto n?o deixe de se planejar, antes de pegar o dinheiro.

N?o entregue seu cart?o de banco/benefici?rio ou qualquer documento para desconhecidos ou terceiros (amigos, parentes etc.) que n?o seja um funcion?rio credenciado da institui??o financeira.

Para obter o cr?dito consignado n?o ? necess?rio adquirir outro produto ou servi?o da institui??o que est? cedendo o empr?stimo. Esta pr?tica ? chamada de venda casada e, de acordo com o C?digo de Defesa do Consumidor, ? considerada abusiva.

No caso de aposentados e pensionistas esta modalidade de empr?stimo tem algumas restri?es:

  • N?o pode ser efetuado pelo telefone;
  • Taxa de juros fixada em 2,9% ao m?s;
  • N?o pode haver cobran?a de TAC ? taxa de abertura de cr?di
  • Prazo m?ximo de 36 meses.
  • Fonte: Funda??o Procon-SP

    Procon (Centro) - Juiz de Fora
    Avenida Independ?ncia, 992
    Centro - Juiz de Fora - MG
    Telefone: 156