Cuidados na compra de Eletroeletr?nicos


Em fun??o do Dia dos Pais e das promo?es de inverno, ? importante tomar cuidado na hora de comprar eletroeletr?nicos. Nas compras efetuadas em promo?es, voc? tamb?m t?m seus direitos garantidos. Mas aten??o! Produtos vendidos nestas condi?es podem apresentar, muitas vezes, pequenos "defeitos" ou mesmo estar danificados, em especial quando se trata de mercadorias de mostru?rio. Solicite que o v?cio seja especificado na nota fiscal e fa?a constar da mesma poss?veis condi?es para troca.

Veja as dicas:

Al?m da beleza, leve em conta o pre?o, a qualidade do produto e suas reais necessidades. Nem sempre aparelhos mais sofisticados s?o a melhor escolha. Pe?a uma demonstra??o do produto ao funcion?rio da loja.

Pesquisar pre?os e informar-se sobre as taxas de juros praticadas em caso de financiamento ? fundamental. Ambos variam muito de uma loja para outra. Pense bem antes de optar por uma compra a prazo. Lembre-se: o valor das parcelas n?o deve comprometer seu or?amento. Muitas lojas oferecem bons descontos para pagamentos ? vista. Considere tal possibilidade se o valor total da compra a prazo for muito alto.

Caso voc? decida pela compra parcelada, leia atentamente o contrato. Nele devem constar informa?es referentes ? taxa de abertura de cr?dito (TAC), taxa de juros, n?mero total de parcelas, multa e encargos por atraso no pagamento, etc. Risque todos os espa?os em branco e guarde uma c?pia assinada e datada.

Informa?es quanto ao consumo de energia tamb?m s?o importantes. D? prefer?ncia aos produtos que apresentam o selo do INMETRO, indicando que s?o mais econ?micos. Observe se a voltagem (110 ou 220V) ? compat?vel com a tens?o de sua casa.

Definidos marca, modelo, cor, data de entrega e forma de pagamento, exija o pedido ou a nota fiscal. Neles devem estar discriminados valor da compra, condi?es de pagamento, data de entrega, instala??o, valor do frete (se houver), dentre outros. Tudo o que foi dito pelo vendedor deve fazer parte do pedido.

Se a compra for efetuada com cheques pr?-datados, fa?a constar as datas de vencimento dos mesmos no pedido ou na nota fiscal. N?o se esque?a de incluir os valores em seu or?amento nos meses em que eles ser?o descontados.

Se decidir pelo credi?rio, leia e preencha cuidadosamente o contrato de financiamento (da loja ou da financeira) com seus dados pessoais. N?o deixe nenhum espa?o em branco. Se o carn? n?o chegar em tempo, dirija-se ? loja e efetue o pagamento mediante recibo. O n?o recebimento do carn? ou do boleto banc?rio at? a data do pagamento n?o isenta o consumidor da cobran?a de multa e juros por atraso.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156