SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O maestro Diogo Pacheco, um dos responsáveis pela difusão da música erudita no Brasil, morreu aos 96 anos na última quarta-feira (17). Pacheco, que teve programas nas rádios Eldorado e Cultura e na TV Globo, nos anos 1990, estava internado no Hospital Sírio Libanês, região central da cidade, e morreu por causa de uma hemorragia. Segundo familiares, ele tinha problemas no pulmão.
Um os seus projetos de maior destaque na mídia foi o comando do programa Concertos Internacionais, na Globo, mas seu compromisso de levar o público para conhecer a música erudita vinha desde os anos 1960.
Ao longo de sua trajetória, foi também assistente do maestro Eleazar de Carvalho na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo --de onde se demitiu após a morte do seu mestre, em 1996-- e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Recife entre 1991 e 1992.
Foi responsável ainda pela trilha do filme "Vereda da Salvação", de 1966, dirigido por Anselmo Duarte, pela qual recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Diogo Pacheco deixa a mulher, Elza Muniz, e um filho. Ele foi sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!