SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Argentina teve novamente um longa-metragem indicado ao prêmio de melhor filme internacional no Oscar. Com isso, o país chega à marca de oito filmes lembrados na categoria em toda a história, contra apenas quatro do Brasil.

O anúncio da lista de filmes indicados à edição de 2023 da premiação aconteceu na manhã desta terça (24). A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 12 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

"Argentina, 1985" foi o longa escolhido para representar o país sul-americano na premiação americana. O longa, que fala sobre punição de crimes cometidos durante o período da ditadura militar no país, tem direção de Santiago Mitre, e é protagonizado por Ricardo Darín.

Além dele, a Argentina já teve "A Trégua", de 1974, "Camila", de 1984, "Tango", de 1998, "O Filho da Noiva", de 2001, e "Relatos Selvagens", de 2014, indicados na categoria. O país levou esse prêmio duas vezes -a primeira com "A História Oficial", de 1986, e a segunda com "O Segredo dos Seus Olhos", de 2010.

Já o Brasil, que nunca saiu vencedor, teve quatro indicações no total -"O Pagador de Promessas", de 1962, "O Quatrilho", de 1995, "O Que é Isso, Companheiro?", de 1997, e "Central do Brasil", de 1998.

Em dezembro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já havia anunciado que o Brasil e seu representante, "Marte Um", não conseguiram entrar na disputa por uma indicação na categoria de melhor filme internacional no Oscar de 2023.

VEJA OS INDICADOS À CATEGORIA DE MELHOR FILME INTERNACIONAL DO OSCAR

'Argentina, 1985' (Argentina)

'Close' (Bélgica)

'EO' (Polônia)

'Nada de Novo no Front' (Alemanha)

'The Quiet Girl' (Irlanda)


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!