Poesia mineira encanta Portugal Antologia Oiro de Minas - a nova poesia das Gerais ? proposta de editora lusitana que j? havia publicado obra de um juizforano


Marinella Souza
*Colabora??o
02/07/2008

Oiro de Minas - a nova poesia das Gerais ? uma antologia de dez poetas de Minas Gerais que come?aram a publicar na d?cada de 1980, organizada por Prisca Agustoni (foto). A obra vai ser lan?ada na pr?xima quinta-feira, 03 de julho, em Juiz de Fora.

O objetivo do livro ? mostrar o panorama da poesia mineira feita pela gera??o posterior a Ad?lia Prado, Affonso Romano de Sant'Anna, e Carlos Drummond de Andrade. Embora a poetisa, nascida na Su??a, seja apaixonada pela poesia mineira, a id?ia n?o partiu dela.

Segundo Prisca, seu nome foi cogitado quando o editor Ozias Filho procurou o tamb?m poeta Iacyr Anderson Freitas propondo a publica??o de uma antologia mineira pensada para o p?blico lusitano.

"O editor j? conhecia a poesia do Iacyr por outros meios e se encantou por ela. Ele chegou at? a publicar uma antologia do Iacyr para o p?blico portugu?s. Ele gosta da produ??o po?tica mineira e queria essa antologia. O Iacyr n?o podia fazer e sugeriu o meu nome porque eu j? trabalhava pesquisando a poesia mineira", conta.

Assim come?ou a surgir Oiro de Minas. Prisca saiu em busca de nomes para seu projeto. Depois de muitas pesquisas e, partindo do princ?pio de que deveriam ser poetas que come?aram a produzir na d?cada de 1980 e continuam na ativa at? hoje, a poetisa chegou a dez nomes de Juiz de Fora e regi?o, que foram selecionados por ordem de nascimento.

Foto de Prisca Agustoni Os eleitos foram Eust?quio Gorgone de Oliveira (Caxambu); Donizete Galv?o (Borda da Mata); J?lio Polidoro (Juiz de Fora); Ricardo Aleixo (Belo Horizonte); Maria Esther Maciel (Belo Horizonte); Fernando Fiorese (Juiz de Fora); Edmilson Pereira (Juiz de Fora), Iacyr Anderson Freitas (Juiz de Fora); Wilmar Silva (Belo Horizonte) e Fabr?cio Marques (Belo Horizonte).

Todos eles j? publicaram, pelo menos dois livros e ainda interferem na cena liter?ria de alguma forma. Esses poetas est?o ligado ? cultura ou na profiss?o que exercem ou na poesia. Prisca tentou perpassar a obra desses poetas, pegando um poema de cada livro, mas nem sempre isso foi poss?vel, por uma quest?o de espa?o e est?tica.

Crit?rios

Prisca conta que a escolha dos poemas que entrariam na antologia partiu, basicamente, do seu gosto pessoal, mas para evitar que essa sele??o ficasse injusta ela convocou dois estudantes de Letras e Filosofia, leitores de poesia e com um olhar treinado, para ajud?-la.

Carolina de Oliveira Barreto e Andr? Lu?z Freitas Dias leram as poesias de cada um dos autores e selecionavam as que mais gostavam. Aquelas que eram unanimidade entre os tr?s foram selecionadas para fazerem parte da reuni?o de obras.

Outro crit?rio utilizado foi a quest?o da viabilidade do poema. "Ficou definido um determinado n?mero de p?ginas para cada autor pra evitar disparidades, ent?o, poemas muito grandes, por exemplo, n?o foram selecionados".

Foto de
p?gina do livro Evitar complica?es para o editor tamb?m foi uma preocupa??o de Prisca, porque a editora ? quase caseira e Ozias Filho acompanha pessoalmente todo o trabalho. Nesse sentido, "poemas concretistas, que exigem muito do trabalho gr?fico tamb?m n?o entraram por uma quest?o de padroniza??o est?tica", justifica.

Quanto aos temas, Prisca tentou evitar poemas que falassem de Minas Gerais de forma expl?cita porque a id?ia era apresentar os poetas para o p?blico estrangeiro e isso seria muito ?bvio. "Os poetas escolhidos t?m um trabalho s?rio com a palavra. Seria at? desonesto com eles reduz?-los a uma quest?o puramente geogr?fica. O trabalho deles ? muito consciente, simb?lico, metaling??stico e n?o merece ficar s? nesse aspecto referencial, quase saudosista", alega.

Questionada sobre o fasc?nio que a poesia de Minas Gerais exerce sobre os portugueses, a poetisa arrisca uma explica??o. "Acho que os dois pa?ses est?o muito ligados entre si por causa da imigra??o. Alguns aspectos da cultura portuguesa foram preservados em Minas. Esse ? uma Estado central para a hist?ria da imigra??o", palpita.

Depois do lan?amento em Juiz de Fora, a antologia, que j? foi lan?ada em Lisboa, segue para Belo Horizonte e aguarda negocia?es para ser apresentada tamb?m aos p?blicos carioca e paulista.

O lan?amento de Oiro de Minas - a nova poesia das Gerais acontece no dia 03 de julho, no Mezcla (Rua Benjamin Constan,720 - Centro), ?s 20h.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF