Livro resgata hist?ria de Juiz de Fora Com o objetivo de popularizar a hist?ria da cidade, ?lbum de
Albino de Oliveira Esteves, de 1915, ? relan?ado


Priscila Magalh?es
Rep?rter
14/08/2008

A primeira edi??o do ?lbum do Munic?pio de Juiz de Fora, do jornalista Albino de Oliveira Esteves, foi lan?ada em 1915 e ? considerado um importante documento hist?rico para a cidade. Agora, uma nova edi??o, vai estar a disposi??o dos juizforanos ap?s 93 anos de sua primeira publica??o.

Nas 536 p?ginas do livro, os pesquisadores, estudantes e curiosos v?o ter acesso a mais de 550 imagens e a textos que trazem a hist?ria da popula??o, com?rcio, ind?stria, importa??o e exporta??o, geografia, arquitetura, agricultura, pol?tica, imprensa, entre outras informa?es sobre a cidade no in?cio do s?culo XX.

A reedi??o foi uma iniciativa do fot?grafo e restaurador S?rgio de Almeida Neumann. O trabalho come?ou h? dois anos, quando o projeto foi aprovado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo ? Cultura. O objetivo da reedi??o ? dar, ? popula??o em geral, acesso ? obra. "? um trabalho de grande import?ncia para a cidade. Foi muito gratificante por causa da falta de material de pesquisa sobre a hist?ria da cidade", diz ele.

Foto da nova capa A id?ia surgiu depois que S?rgio teve dificuldades em ter acesso ? obra para a reprodu??o de imagens. "Encontrei em tr?s institui?es, mas havia restri?es para a reprodu??o". Segundo ele, existem tr?s exemplares dispon?veis em locais p?blicos da cidade. A partir da?, Neumann soube de tr?s pessoas que tinham as duas primeiras edi?es e as cederam para a reedi??o. "S?o pessoas comprometidas com a cultura e abra?aram o projeto".

Apesar de fazer refer?ncia ao ano de 1915, Neumann acredita que em 1904 o jornalista e autor do livro j? estaria trabalhando nele. Al?m da primeira edi??o, uma segunda foi publicada em 1989. Para o projeto, ele utilizou as imagens da primeira e os textos da segunda. O desafio maior era recuperar informa?es nas fotos e nos textos, faltosos em algumas p?ginas.

Como foi o trabalho

A id?ia inicial de Neumann era revolucionar, mas o fot?grafo optou por manter algumas caracter?sticas da obra original. "? uma obra cl?ssica", explica. O trabalho foi feito com o escaneamento das p?ginas e com o uso de m?quina fotogr?fica para se chegar ? qualidade das imagens. Os livros da primeira e segunda edi?es foram descosturados e remontados.

O texto n?o foi redigitado e as letras borradas e faltosas foram redesenhadas no computador. Segundo ele, o livro ? composto de mais de dois mil tipos. "? claro que n?o foram todos os refeitos, mas uma boa parte", completa. Entretanto, um cuidado foi tomado para preservar a obra original. "As letras s? foram reconstitu?das quando havia a certeza do que estava escrito naquela parte".

Foto de S?rgio Foto de todas as edi?es

Durante a reedi??o, ele se deparou com mais um desafio. "A reprodu??o tinha que ser econ?mica". O recurso necess?rio para todo o projeto, com impress?o de mil exemplares, era de R$ 25 mil. Entretanto, o recurso liberado foi de 80% desse valor e o n?mero de exemplares caiu para cerca de 700. Deste total, 600 v?o ser distribu?dos para bibliotecas, escolas e universidades da cidade. O restante vai ser vendido a um valor de R$ 120.

Altera?es

Houve a op??o de Neumann por preservar o estilo cl?ssico da obra, por?m alguns detalhes foram modificados, como as linhas que separam as margens superiores do texto e as que separam as colunas. "Algumas dessas linhas estavam tortas", justifica ele.

Outra modifica??o foi a retirada da foto panor?mica da cidade (foto abaixo ? direita). Ela foi recortada em tr?s e passou a ilustrar a primeira p?gina de cada cap?tulo, que, na primeira edi??o, s? trazia o t?tulo. "Manter essa foto iria encarecer o trabalho", diz.

Foto dos reparos Foto da altera??o da panor?mica

As margens tamb?m foram reduzidas, principalmente as laterais. "Isso foi necess?rio para adequar o novo livro aos padr?es de papel existentes atualmente. Se o padr?o fosse mantido, ficaria mais caro", explica.

O ?lbum do Munic?pio de Juiz de Fora vai ser relan?ado nesta sexta-feira, 15 de agosto, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM - rua Benjamim Constant, 790) a partir de 19h, onde os exemplares v?o ser vendidos. As edi?es usadas para reeditar a obra v?o estar expostas.