Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015, atualizada às 17h55

Confira a programação do Carnaval na cidade histórica de Mariana

Mariana, na Região Central de Minas Gerais (a 110
quilômetros de Belo Horizonte), pode receber mais de 30 mil turistas nos cinco dias de Carnaval em 2015, segundo expectativa da Secretaria de Cultura e Turismo. A Prefeitura Municipal da cidade histórica aposta na irreverência e tradição dos antigos carnavais do interior como principal atrativo para os foliões. Toda a decoração da grande festa foi feita a base de material reciclado, produzido pela equipe do CAMAR (Centro de Aproveitamento de Materiais Reciclados).

O tema deste ano é "Do Barroco ao Profano" e, em 2015, o Carnaval 2015 estará de volta ao Centro Histórico, com atrações para todos os gostos. Um dos destaques da festa é o bloco do Zé Pereira da Chácara, que existe desde 1852, com bonecos que chegam a medir três metros de altura e pesar cerca de 30 quilos. É o mais antigo bloco em atividade do Brasil, segundo a Prefeitura. Com mais de 160 anos de história, os bonecos do Zé Pereira são produzidos de forma artesanal, feitos de bambu, fibras de sisal, jornais e grude. São mais de 50 bonecos, que homenageiam figuras conhecidas da cidade, no estado ou do Brasil, como o médium Chico Xavier e o ex-presidente Itamar Franco.

Outra atração são os desfiles dos blocos caricatos. "Os Farrapos", criado há mais de 50 anos, arrasta em média de 5 mil pessoas pelo centro histórico ao som das marchinhas, com foliões vestidos com fantasias irreverentes, bem coloridas e criativas.

Além disso, a cidade também terá desfile de escolas de samba adultas e escolas mirins, que concorrem ao título de melhor escola do ano na avenida Getúlio Vargas, palco do espetáculo. 

Infantil

Mariana ainda conta com atrações e programação para a criançada. Na Praça Gomes Freira (Jardim) haverá uma série de atividades, como pintura de rosto, brincadeiras com balões em formatos especiais e desfile de fantasias. Tudo isso animado pelo som das antigas marchinhas de carnavais. Crianças e adultos poderão construir ou turbinar suas fantasias, a partir de materiais recicláveis. O objetivo é preparar o público e criar um ambiente alegre e convidativo antes do show. O projeto é produzido pela Banda Osquindô, o Ateliê Brincante e reúne profissionais do setor cultural de Mariana. 

Confira a programação completa.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

ACESSA.com - Confira a programa??o do Carnaval na cidade hist?rica de Mariana