UFJF adia por tempo inteterminado reinócio das aulas e concurso

Por

UFJF adia atividades por tempo indeterminadoInício das aulas e concurso para técnicos administrativos estão
suspensos devido à ameaça da Gripe A 

Pablo Cordeiro
*Colaboração
6/8/2009

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quinta-feira, dia 6 de agosto, medidas de precaução e segurança contra a Gripe A. O início do semestre letivo e o concurso para técnicos administrativos foram adiados por tempo indeterminado. Segundo o reitor da UFJF, Henrique Duque, a decisão de adiamento das aulas foi tomada em reunião junto com os diretores das faculdades e dos institutos.

Na próxima quarta-feira, dia 12, o Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF se reúne para discutir o retorno às atividades. O grupo foi criado com a finalidade de prevenir os impactos da pandemia para a população universitária. Os infectologistas do Hospital Universitário (HU), Ronald Kleinsorge e Rodrigo Daniel de Souza, além do epidemiologista Evandro Tomasco, integram o comitê.

O Colégio de Aplicação João XXIII e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), ambos ligados a UFJF, também estão com as aulas paralisadas por tempo indeterminado.  

Mutirão

De acordo com o presidente do comitê, Roland Kleinsorge, trata-se de uma decisão difícil que reflete na vida de muitas pessoas. "A pandemia está em evolução e a previsão aponta para o surgimento de novos casos, principalmente agora no inverno".  Para alertar e informar os universitários, a comissão prepara medidas para educar e treinar os funcionários da instituição. Ele ainda declara que a dificuldade de capacitar é imensa devido ao curto espaço de tempo, e pede calma e atenção aos alunos. "É fundamental que nesse momento, os estudantes de fora permaneçam em suas casas e tenham consciência e o compromisso social de procurar atendimento, se houver suspeita da gripe."

Além da orientação aos alunos, materiais de higiene, como copos descartáveis, produtos para banheiro e máscaras, também serão utilizados na Universidade. No período de paralisação das aulas, o corpo administrativo da instituição trabalha normalmente. A reposição das aulas ainda não foi definida no calendário oficial.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes