Neur?ticos an?nimos

Por

Quinta, 13 de setembro de 2007, atualizada ?s 10h08

Neur?ticos An?nimos realizam reuni?o p?blica informativa, em JF, sobre o grupo que comemora 38 anos da irmandade no Brasil


Fabricio Werneck
Colabora??o*

O grupo Neur?ticos An?nimos (NA) de Juiz de Fora realiza, nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, ?s 19h, no Plen?rio da C?mara de Vereadores (Rua Halfeld, s/n?), uma reuni?o p?blica informativa sobre o grupo, momento em que v?o falar tamb?m sobre a comemora??o dos 38 anos da irmandade no Brasil.

A festividade nacional acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, em S?o Paulo, no "29? Encontro Nacional de Neur?ticos An?nimos".

A iniciativa em Juiz de Fora partiu da dire??o nacional, que pediu a todos os grupos espalhados pelo pa?s que uma semana antes do encontro na capital paulista fossem realizadas reuni?es locais. Nelas, n?o s? quem sofre com algum problema, mas a popula??o em geral entenderia como funciona o grupo.

De acordo com um membro do grupo, que n?o quis se identificar, ainda h? muito preconceito em torno da palavra neur?tico. "Ainda d?o uma conota??o muito pejorativa ? palavra. Segundo nossa irmandade, 95% da popula??o, ? neur?tica. Muitas pessoas chamam as outras de neur?tica sem saber que elas tamb?m s?o".

O NA surgiu como uma adapta??o dos Alc?olicos An?nimos (AA). "Hoje, recebemos pessoas que j? est?o sendo tratados por psiquiatras e tomando rem?dio. E aos poucos elas come?am a diminuir a medica??o e a ter avan?os no tratamento. Em grupo, voc? come?a a ver que n?o est? sozinho naquele problema", ressalta o membro. Participam do grupo pessoas que sofrem de depress?o, ang?stia, medo, ins?nia, nervosismo.

Juiz de Fora tem, hoje, dois grupos. O grupo "Nova Amizade" existe h? 20 anos e se re?ne no Granbery (Rua Ant?nio Dias, 603), aos s?bados, de 16h ?s 18h. J? o "Comecei a viver" realiza suas reuni?es h? tr?s anos, ] todas ?s ter?as e quintas-feira, de 14h ?s 16h, na sala 50 da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora (Rua Santo Ant?nio, 1201).

*Fabricio Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF