• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Bombshell - O Escândalo


    Victor Bitarello 22/04/2020

    "O Escândalo" ("Bombshell") é um filme estadunidense, do diretor Jay Roach, com roteiro de Charles Randolph. Trata-se de longa documental, mas também com alguma dramaticidade (para lhe dar "liga").

    A obra aborda a grave situação de assédio sexual sofrida por dezenas de funcionárias da gigante Fox News, praticado por seu então CEO, Roger Ailes, durante sua carreira.

    O ponta pé é dado por uma antiga âncora do canal, Gretchen Carlson, personagem de Nicole Kidman. A protagonista da trama é a âncora Megyn Kelly (Charlize Theron, em um trabalho de atuação magnífico), que está no auge da carreira, no momento em que Donald Trump está nas prévias para se candidatar a presidente do país. A película tem também a participação da doce atriz Margot Robbie, cuja personagem foi usada pelo diretor para nos mostrar o quanto é triste viver o que tantas mulheres vivem em suas peles, diariamente, em todo o mundo. Todas as personagens aqui ditas são reais.  

    De certa forma, não há muito o que dizer sobre o filme, no que diz respeito a sua qualidade. Ele é bom, é instigante, e causa muita revolta (inclusive - e infelizmente - por causa das mulheres que defendem Roger). O fato de termos que assisti-lo legendado, nos faz ter que ter muita rapidez na leitura, porque as falas são todas muito corridas, quase o tempo todo há muito diálogo.

    Mas o principal mesmo é nos atentar aos aspectos de roteiro ligados ao machismo. À coisificação da mulher. Há um momento em que Roger fica muito tranquilo ao dizer que o que elas fizeram sexualmente falando lhes deu fama, lhes deu ascensão. Qual era o problema então? Por que reclamam? E o dono do canal, ainda por cima: hoje há quem se preocupe com isso...

    O longa tem uma soma de características que, a meu ver, funcionou bem para o que queria (trazer para o grande público esse tipo de situação, para nos fazer refletir, não permitindo que essa situação caia no esquecimento - apesar do escândalo, em si, ser recente). As atuações estão magníficas. O trabalho de maquiagem é um esplendor. Valeu muito todas as indicações que recebeu este ano e ano passado.

    Victor Bitarello é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e pós-graduado em Direito Processual Civil. Tem experiência enquanto ator de teatro por vários anos, sendo também apreciador e estudioso de cinema. Servidor público do Estado de Minas Gerais, também já tendo atuado como professor de inglês. Graduando em Psicologia. Iniciou como colunista cinematográfico deste Portal em janeiro de 2014.
    Contato: vbitarelloalves@gmail.com

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.