Os pombos s?o os astros Curta universit?rio realizado no Parque Halfeld brinca com os p?ssaros e os jogadores de cartas que dividem o espa?o

Marcelo Miranda
Rep?rter
08/05/2006

Quem passa pelo Parque Halfeld durante o dia j? est? acostumado a ver os pombos se alimentando por ali, principalmente quando algu?m se disp?e a faz?-lo. Mas para o produtor paulista Melchi Rodrigues, ver os pombos comendo os gr?os era novidade at? tr?s meses atr?s, quando ele se mudou para Juiz de Fora com o objetivo de fazer faculdade de Cinema. E foi a partir da "descoberta" desse elemento t?o t?pico do parque que Melchi decidiu dirigir um filme para uma disciplina do curso.

"Antenor", filmado em digital com c?meras mini-DV, j? est? em fase de edi??o e fica pronto ainda esta semana. Inicialmente apenas um trabalho acad?mico, o resultado tem ficado t?o bom, ao olhar de alunos e professores, que a pretens?o ? inscrev?-lo em festivais. "Nunca tivemos grandes ambi?es com o filme, mas temos tido um retorno positivo de quem assiste ao que est? pronto e agora queremos mostr?-lo al?m da sala de aula", diz Melchi, 49 anos, ao lado de monitores e telas de edi??o.

A id?ia para "Antenor" surgiu de caminhadas que o aluno e diretor fazia com a esposa ao redor do Parque Halfeld. Ficou fascinado pela quantidade de pessoas que ficavam ali apenas por conta de jogos de carta. Ele se aproximou dos jogadores e criou la?os ali, o que inclu?a convites para jogar tamb?m. "Eu acompanhei por v?rios dias o cotidiano dessa gente. Percebi que s?o todos irreverentes e dispostos a deixar de trabalhar ou ficar com a fam?lia, a enfrentar sol ou chuva, apenas para ficarem com o baralho", relata Melchi, que logo perguntou algo aparentemente ?bvio a eles: "e os pombos n?o fazem coc? em voc?s?". Com a resposta positiva, estava dada a id?ia para um curta-metragem.

A trama, em tom de com?dia, gira em torno de um grupo de jogadores que sofre com a insist?ncia dos pombos em suj?-los. Acusam como culpado Antenor, senhor de idade que passa horas a alimentar os bichos. Um dos personagens arma um elaborado plano para fazer com que Antenor n?o mais d? comida aos p?ssaros. Foram dois meses na elabora??o do roteiro, em paralelo com a pr?-produ??o. A proposta da disciplina era que o filme fosse em preto-e-branco e tivesse poucos di?logos, fazendo com que as imagens e os planos contassem mais que a hist?ria do que as falas dos personagens.

Condicionando os animais
A equipe principal de Melchi (de barba, na foto), composta por outros tr?s alunos (Tatiana Buitrago na produ??o e c?mera, Demetrius Coutinho nos efeitos visuais e making-of e Renato Gomes, tamb?m na foto, a cargo da fotografia e still), teve como um dos desafios "domesticar" os p?ssaros. "Os pombos do parque se alimentam mais num lugar afastado das mesas de jogo. Precis?vamos que eles estivessem pr?ximos aos jogadores para conseguir captar bem as imagens. O jeito foi ir cevando os animais de forma a acostum?-los a comer em outro lugar", conta Melchi, que passou duas semanas indo diariamente dar de comer aos pombos em outro ponto de forma a condicion?-los. E ? medida que fazia esse trabalho, a quantidade dos bichos era maior. "Notei que n?o teria qualquer problema com o n?mero deles", brinca o diretor.

Nos dois dias de filmagens (9 e 16 de abril), algu?m da produ??o ia at? a ?rvore onde os pombos ficavam, come?ava a espalhar gr?os de milho e ia fazendo o percurso at? as mesas, onde estava posicionada a equipe inteira - um total de mais de 70 pessoas, entre atores, t?cnicos e figurantes. E claro, os mais de 100 pombos atra?dos at? ali. Com or?amento total estimado em R$ 2 mil, "Antenor" conseguiu uma s?rie de apoios na cidade, de diversas empresas que ajudaram com equipamento, figurino e todas as principais necessidades de produ??o. Os dois personagens principais s?o os ?nicos atores profissionais do elenco - Cl?udio Trombini e Francisco Nicoliti. A maioria de quem aparece em cena ? formada por jogadores verdadeiros do Parque Halfeld, para dar certo car?ter de veracidade ? situa??o do filme.

Melchi Rodrigues, que mant?m um site pessoal contando suas experi?ncias em cinema, n?o ? nenhum novato na realiza??o de trabalhos audiovisuais. ? orodutor de v?deo h? doze anos em S?o Paulo e tamb?m professor de Jornalismo e Publicidade no Centro Universit?rio Adventista de SP, localizado em Engenheiro Coelho, na regi?o de Campinas. Melchi est? em Juiz de Fora especialmente para o curso de Cinema na Universidade Salgado de Oliveira.

Terminado, deve voltar para a cidade paulista e aplicar os novos conhecimentos numa disciplina das faculdades onde administra aulas. "Primeiro far? parte da grade do Jornalismo e da Publicidade, mas se tiver muita procura talvez seja aberta uma habilita??o em Cinema", afirma.

Enquanto isso, Melchi transferiu sua produtora para JF e ? de casa que finaliza "Antenor", com o aux?lio dos outros participantes do projeto, como Renato Gomes, diretor de fotografia. "? muito divertido, mas tamb?m trabalhoso demais. Quando estamos no set, filmando, ? tudo ?timo. O mais complicado ? mesmo a prepara??o e a p?s-produ??o", diz Renato, empolgado para terminar o trabalho e ver o resultado aparentemente promissor.