• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Cine Clube Mezcla O curta em animação, Alberico Procura, é premiado no II Festival Curta Três Rios - Cine e Vídeo

    Fernanda Leonel
    Repórter
    31/08/2006
    Conversa, troca de idéias, ambiente bar e cultura. Quatro expressões que podem definir de uma forma bastante resumida o ambiente e a proposta do Cine Clube Mezcla.

    A idéia de divulgação da arte e das iniciativas audiovisuais começou em abril desde ano e acontece sempre na última quinta-feira do mês. Como explicou Marcos Marinho (foto abaixo) coordenador do Espaço Mezcla, esse é um projeto antigo da casa, que ainda não tinha tido a oportunidade de ser colocado em prática.

    "O Mezcla nasceu para falar e apoiar a arte, e sempre quisemos oferecer aos nosso frequentadores todos os suporte dessa idéia. Troxemos o teatro, a música, a pintura e a literatura", explicou Marinho.

    "Como o cinema é o mais caro e demanda preocupações com equipamentos, acabou ficando para ser realizado depois", complementou.

    Resolvidas as primeiras pendências e de posse de um apoio cultural, a idéia de levar cultura visual saiu do papel. O Mezcla fechou uma parceria com o produtor Franco Gróia e pode rodar o sonho na sua tela de projeção.

    Franco entrou com a parte de produção e de programação das exibições mensais do Cine Clube. É ele quem seleciona os filmes que vão ser exibidos nas quintas-feiras, faz contatos com cineatras e detalha a programação mensal.

    Entusiasmado, e nome cativo dos projetos que envolvem produção cinematgráfica, Gróia comenta o projeto. Para ele a cidade carece de espaços para exibição dos trabalhos de grande qualidade produzidos na cidade, assim como de outras obras que acrescentem valor à cultura audiovisual da cidade.

    "A cidade possui eventos significativos como o Primeiro Plano. Tínhamos um grande acervo de filmes se apresentaram em algum momento e que são muito bons, um projeto como esse era necessário", completou Gróia.

    Grande parte dos filmes apresentados no Cine Clube são do acervo de Gróia, mas várias parcerias estão sendo firmadas para aumentar o acervo do novo espaço de exibição, inclusive, parcerias internacionias.

    A proposta geral do Mezcla é difundir a cultura Latina Americana. De posse disso, parcerias culturais estão sendo firmadas com países Latinos Americanos, em especial com Cuba, para que o Cine Clube e envolvidos com o audiovisual desses países possam "trocar" curtas para exibição.

    A apresentação do mês de setembro, por exemplo, já está acertada para trabalhar só com curtas cubanos. Novas produções de vários festivais recentes do Brasil também estão sendo rastreados por Gróia e Flávia Lima.

    A última quinta-feira do mês
    É só marcar na agenda porque o evento está sempre confirmado. Em toda última quinta-feira do mês amantes do cinema e das artes visuais têm um encontro marcado no Cine Clube.

    Aliás, a idéia de sistema de exibição permanente é o objetivo principal de seus idealizadores. "Há muitas coisas boas na cidade, muita exibição de curtas bons. Mas todas elas acontecem, não são permantes," comentou Marcos Marinho.

    Sempre às quintas, quem gosta do assunto tem duas opções para ir ao Cine-Clube. A primeira seção acontece às 20h30 e é seguida de um debate. Convidados que tenham conhecimento específico sobre o assunto que o curta vai falar, produtores ou atores discutem os vários lados da mensagem do audiovisual.

    A segunda exibição acontece sempre às 22h30, só que dessa vez, quem escolher o horário só vai poder ficar de olho na telona mesmo.

    Para quem quer participar da discussão, mas acha que não domina o assunto, a dica é de Marcos Marinho: o debate não é nada formal, fala quem quer, não fala quem não quer. Mas eu posso garantir que o ambiente é muito agradável e que a pessoa vai ficar a vontade.

    Projetos
    Duas possibilidades estão guardadas na caixinha e esperam ansiosas para se transformarem em realidade. O primeiro projeto é o de levar o Cine Clube Mezcla para associações de classes e outras entidades, como um incentivo de aproximação do curta metragem da população em geral.

    Para os organizadores do projeto, muita gente não tem noção se gosta ou não de cinema e de produção audiovisual porque simplesmente não tem contato com o meio. A idéia desse projeto é exatamente essa: facilitar o acesso á cultura cinematográfica.

    Outro projeto é o lançamento de um DVV que reúna todos os curtas apresentados no Cine Clube ao longo do ano. A idéia, que já virou projeto para a Lei Rouanet, pretende começar a todo vapor já a partir de 2007.

    Confira a programação desta semana
    Várzea:Documentário que aborda um lugar quase esquecido do Futebol: o campo de várzea. Com depoimentos e jogadas interessantes "Várzea" mostra o berço dos grandes jogadores de futebol do país. É lá onde tudo começa. Direção, Roteiro e Edição: Fábio Damião. Produção: Fábio e José Maria. Fotografia: José Maria Facchin Especificações: Cor / NTSC / 10m04s / DVD / Documentário. Prêmios de Melhor documentário e Melhor Montagem no 1° Festival Olhar Digital.

    Alumbramentos (Florianópolis - SC/2002: Entre um mergulho e outro nos verbetes do seu velho dicionário, o menino Francisco está prestes a descobrir um mundo novo, que desperta, se espreguiça, se agiganta. Direção: Laine Milan. Roteiro: Marcelo Esteves. Direção de Produção: Sérgio Melo. Fotografia: Mauri Nicolotti. Som: Cristiano Scherer. Direção de Arte: Maria Emília Aguiar. Montagem: Laine Milan e Erico Milan. Trilha Musical: Célio Balona. Elenco: Leandro de Mello, Tina Rinaldi, Carlos Valente. Melhor Fotografia, Produção, Roteiro e Curta no Festival Latino Americano de Cinema
    Atrocidades Maravilhosas: Atrocidades Maravilhosas é um documentário que tem a cidade do Rio e seus artistas como protagonistas. Os jovens diretores realizam um filme-ensaio em que a cidade carioca e seus habitantes transformam-se num fluxo audiovisual, numa fala-fluxo selvagem e bela. O filme é um ato de intervenção estética-urbana em prol da liberdade de tomar, recriar e marcar a cidade. Direção de Lula Carvalho, Pedro Peregrino e Renato Martins. 35mm / Cor / 10 min. / 2002.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.