Cine Clube Mezcla O curta em anima??o, Alberico Procura, ? premiado no II Festival Curta Tr?s Rios - Cine e V?deo

Fernanda Leonel
Rep?rter
31/08/2006
Conversa, troca de id?ias, ambiente bar e cultura. Quatro express?es que podem definir de uma forma bastante resumida o ambiente e a proposta do Cine Clube Mezcla.

A id?ia de divulga??o da arte e das iniciativas audiovisuais come?ou em abril desde ano e acontece sempre na ?ltima quinta-feira do m?s. Como explicou Marcos Marinho (foto abaixo) coordenador do Espa?o Mezcla, esse ? um projeto antigo da casa, que ainda n?o tinha tido a oportunidade de ser colocado em pr?tica.

"O Mezcla nasceu para falar e apoiar a arte, e sempre quisemos oferecer aos nosso frequentadores todos os suporte dessa id?ia. Troxemos o teatro, a m?sica, a pintura e a literatura", explicou Marinho.

"Como o cinema ? o mais caro e demanda preocupa?es com equipamentos, acabou ficando para ser realizado depois", complementou.

Resolvidas as primeiras pend?ncias e de posse de um apoio cultural, a id?ia de levar cultura visual saiu do papel. O Mezcla fechou uma parceria com o produtor Franco Gr?ia e pode rodar o sonho na sua tela de proje??o.

Franco entrou com a parte de produ??o e de programa??o das exibi?es mensais do Cine Clube. ? ele quem seleciona os filmes que v?o ser exibidos nas quintas-feiras, faz contatos com cineatras e detalha a programa??o mensal.

Entusiasmado, e nome cativo dos projetos que envolvem produ??o cinematgr?fica, Gr?ia comenta o projeto. Para ele a cidade carece de espa?os para exibi??o dos trabalhos de grande qualidade produzidos na cidade, assim como de outras obras que acrescentem valor ? cultura audiovisual da cidade.

"A cidade possui eventos significativos como o Primeiro Plano. T?nhamos um grande acervo de filmes se apresentaram em algum momento e que s?o muito bons, um projeto como esse era necess?rio", completou Gr?ia.

Grande parte dos filmes apresentados no Cine Clube s?o do acervo de Gr?ia, mas v?rias parcerias est?o sendo firmadas para aumentar o acervo do novo espa?o de exibi??o, inclusive, parcerias internacionias.

A proposta geral do Mezcla ? difundir a cultura Latina Americana. De posse disso, parcerias culturais est?o sendo firmadas com pa?ses Latinos Americanos, em especial com Cuba, para que o Cine Clube e envolvidos com o audiovisual desses pa?ses possam "trocar" curtas para exibi??o.

A apresenta??o do m?s de setembro, por exemplo, j? est? acertada para trabalhar s? com curtas cubanos. Novas produ?es de v?rios festivais recentes do Brasil tamb?m est?o sendo rastreados por Gr?ia e Fl?via Lima.

A ?ltima quinta-feira do m?s
? s? marcar na agenda porque o evento est? sempre confirmado. Em toda ?ltima quinta-feira do m?s amantes do cinema e das artes visuais t?m um encontro marcado no Cine Clube.

Ali?s, a id?ia de sistema de exibi??o permanente ? o objetivo principal de seus idealizadores. "H? muitas coisas boas na cidade, muita exibi??o de curtas bons. Mas todas elas acontecem, n?o s?o permantes," comentou Marcos Marinho.

Sempre ?s quintas, quem gosta do assunto tem duas op?es para ir ao Cine-Clube. A primeira se??o acontece ?s 20h30 e ? seguida de um debate. Convidados que tenham conhecimento espec?fico sobre o assunto que o curta vai falar, produtores ou atores discutem os v?rios lados da mensagem do audiovisual.

A segunda exibi??o acontece sempre ?s 22h30, s? que dessa vez, quem escolher o hor?rio s? vai poder ficar de olho na telona mesmo.

Para quem quer participar da discuss?o, mas acha que n?o domina o assunto, a dica ? de Marcos Marinho: o debate n?o ? nada formal, fala quem quer, n?o fala quem n?o quer. Mas eu posso garantir que o ambiente ? muito agrad?vel e que a pessoa vai ficar a vontade.

Projetos
Duas possibilidades est?o guardadas na caixinha e esperam ansiosas para se transformarem em realidade. O primeiro projeto ? o de levar o Cine Clube Mezcla para associa?es de classes e outras entidades, como um incentivo de aproxima??o do curta metragem da popula??o em geral.

Para os organizadores do projeto, muita gente n?o tem no??o se gosta ou n?o de cinema e de produ??o audiovisual porque simplesmente n?o tem contato com o meio. A id?ia desse projeto ? exatamente essa: facilitar o acesso ? cultura cinematogr?fica.

Outro projeto ? o lan?amento de um DVV que re?na todos os curtas apresentados no Cine Clube ao longo do ano. A id?ia, que j? virou projeto para a Lei Rouanet, pretende come?ar a todo vapor j? a partir de 2007.

Confira a programa??o desta semana
V?rzea:Document?rio que aborda um lugar quase esquecido do Futebol: o campo de v?rzea. Com depoimentos e jogadas interessantes "V?rzea" mostra o ber?o dos grandes jogadores de futebol do pa?s. ? l? onde tudo come?a. Dire??o, Roteiro e Edi??o: F?bio Dami?o. Produ??o: F?bio e Jos? Maria. Fotografia: Jos? Maria Facchin Especifica?es: Cor / NTSC / 10m04s / DVD / Document?rio. Pr?mios de Melhor document?rio e Melhor Montagem no 1? Festival Olhar Digital.

Alumbramentos (Florian?polis - SC/2002: Entre um mergulho e outro nos verbetes do seu velho dicion?rio, o menino Francisco est? prestes a descobrir um mundo novo, que desperta, se espregui?a, se agiganta. Dire??o: Laine Milan. Roteiro: Marcelo Esteves. Dire??o de Produ??o: S?rgio Melo. Fotografia: Mauri Nicolotti. Som: Cristiano Scherer. Dire??o de Arte: Maria Em?lia Aguiar. Montagem: Laine Milan e Erico Milan. Trilha Musical: C?lio Balona. Elenco: Leandro de Mello, Tina Rinaldi, Carlos Valente. Melhor Fotografia, Produ??o, Roteiro e Curta no Festival Latino Americano de Cinema
Atrocidades Maravilhosas: Atrocidades Maravilhosas ? um document?rio que tem a cidade do Rio e seus artistas como protagonistas. Os jovens diretores realizam um filme-ensaio em que a cidade carioca e seus habitantes transformam-se num fluxo audiovisual, numa fala-fluxo selvagem e bela. O filme ? um ato de interven??o est?tica-urbana em prol da liberdade de tomar, recriar e marcar a cidade. Dire??o de Lula Carvalho, Pedro Peregrino e Renato Martins. 35mm / Cor / 10 min. / 2002.