• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Homenagem merecida Mamão, famoso sambista juizforano, ganha documentário em DVD sobre sua história de amor ao samba

    Renata Cristina
    Repórter
    25/09/2006

    Fundador do tradicional Bloco do Beco, autor do sucesso interpretado por Clara Nunes, "Tristeza pé no chão", torneiro mecânico e, além de tudo, sambista por vocação. O currículo de dar inveja a qualquer roteirista de cinema é do ilustre juizforano Armando Fernandes Aguiar, o conhecido Mamão.

    Com uma carreira recheada de sucessos - ele calcula mais de 200 sambas - gravados por Elen Lima, Alcione, Clara Nunes e Luis Airão, chega a vez de Mamão ganhar um documentário de sua carreira. O projeto foi elaborado pela cineasta e artista plástica, Emmanuelle Dias Vaccarini (foto abaixo), que desde 2002 pesquisa a vida e obra do artista. Há um ano, o trabalho foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei Murilo Mendes, contemplado com a reprodução de 500 DVD´s.

    A idéia para o documentário surgiu durante a faculdade de Artes Plásticas, no período em que Emmanuelle desenvolvia seu projeto de conclusão de curso. "Reuni a pesquisa à prática e resolvi documentar em vídeo", explica Emmanuelle. A filmagem de shows e depoimentos de amigos e parceiros de Mamão foi concluída no final de 2004.

    Apesar da homenagem através do DVD, a autora confessa que não conhecia profundamente o trabalho do artista antes de mapear sua trajetória. "Queria algo relacionado com a música, mas que tivesse ligação com o popular. Fui me apaixonando à medida em que pesquisava", explica.

    Para o orientador do projeto, André Pires, professor de História da Música e Musicalização da Faculdade de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora, a escolha do tema representou "uma subversão do erudito", já que Emmanuelle vivenciou 11 anos de música clássica. "Achei interessante aprofundar uma questão local, como o Mamão", declara.

    O DVD em primeira mão
    O material reunido pela cineasta traz um pouco da vida de Mamão contada por amigos e familiares. Embora não tenha assistido ao curta, com 13 minutos de duração, o sambista aprovou a iniciativa. "Achei uma idéia maravilhosa. Vai ser uma surpresa para mim quando eu assistir", declara Mamão.

    O DVD inclui, ainda, uma galeria de fotos com momentos marcantes da carreira do artista e do carnaval juizforano, representado fielmente pelo sambista há mais de 30 anos, no Bloco do Beco.

    Para os que querem reviver os grandes sucessos do compositor, as músicas "Tristeza pé no Chão", "O Beco não perde o tom", "Cidade Iluminada" e "Água deu, Água levou" também estão no arquivo.

    O lançamento do DVD "Mamão, sambista juizforano" acontece nesta terça-feira, dia 26/09, às 20h, no Mezcla.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.