Homenagem merecida Mam?o, famoso sambista juizforano, ganha document?rio em DVD sobre sua hist?ria de amor ao samba

Renata Cristina
Rep?rter
25/09/2006

Fundador do tradicional Bloco do Beco, autor do sucesso interpretado por Clara Nunes, "Tristeza p? no ch?o", torneiro mec?nico e, al?m de tudo, sambista por voca??o. O curr?culo de dar inveja a qualquer roteirista de cinema ? do ilustre juizforano Armando Fernandes Aguiar, o conhecido Mam?o.

Com uma carreira recheada de sucessos - ele calcula mais de 200 sambas - gravados por Elen Lima, Alcione, Clara Nunes e Luis Air?o, chega a vez de Mam?o ganhar um document?rio de sua carreira. O projeto foi elaborado pela cineasta e artista pl?stica, Emmanuelle Dias Vaccarini (foto abaixo), que desde 2002 pesquisa a vida e obra do artista. H? um ano, o trabalho foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ? Cultura - Lei Murilo Mendes, contemplado com a reprodu??o de 500 DVD?s.

A id?ia para o document?rio surgiu durante a faculdade de Artes Pl?sticas, no per?odo em que Emmanuelle desenvolvia seu projeto de conclus?o de curso. "Reuni a pesquisa ? pr?tica e resolvi documentar em v?deo", explica Emmanuelle. A filmagem de shows e depoimentos de amigos e parceiros de Mam?o foi conclu?da no final de 2004.

Apesar da homenagem atrav?s do DVD, a autora confessa que n?o conhecia profundamente o trabalho do artista antes de mapear sua trajet?ria. "Queria algo relacionado com a m?sica, mas que tivesse liga??o com o popular. Fui me apaixonando ? medida em que pesquisava", explica.

Para o orientador do projeto, Andr? Pires, professor de Hist?ria da M?sica e Musicaliza??o da Faculdade de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora, a escolha do tema representou "uma subvers?o do erudito", j? que Emmanuelle vivenciou 11 anos de m?sica cl?ssica. "Achei interessante aprofundar uma quest?o local, como o Mam?o", declara.

O DVD em primeira m?o
O material reunido pela cineasta traz um pouco da vida de Mam?o contada por amigos e familiares. Embora n?o tenha assistido ao curta, com 13 minutos de dura??o, o sambista aprovou a iniciativa. "Achei uma id?ia maravilhosa. Vai ser uma surpresa para mim quando eu assistir", declara Mam?o.

O DVD inclui, ainda, uma galeria de fotos com momentos marcantes da carreira do artista e do carnaval juizforano, representado fielmente pelo sambista h? mais de 30 anos, no Bloco do Beco.

Para os que querem reviver os grandes sucessos do compositor, as m?sicas "Tristeza p? no Ch?o", "O Beco n?o perde o tom", "Cidade Iluminada" e "?gua deu, ?gua levou" tamb?m est?o no arquivo.

O lan?amento do DVD "Mam?o, sambista juizforano" acontece nesta ter?a-feira, dia 26/09, ?s 20h, no Mezcla.