Homenagem merecida Mamão, famoso sambista juizforano, ganha documentário em DVD sobre sua história de amor ao samba
Repórter
25/09/2006
Fundador do tradicional Bloco do Beco, autor do sucesso interpretado por Clara Nunes, "Tristeza pé no chão", torneiro mecânico e, além de tudo, sambista por vocação. O currículo de dar inveja a qualquer roteirista de cinema é do ilustre juizforano Armando Fernandes Aguiar, o conhecido Mamão.
Com uma carreira recheada de sucessos - ele calcula mais de 200 sambas - gravados por Elen Lima, Alcione, Clara Nunes e Luis Airão, chega a vez de Mamão ganhar um documentário de sua carreira. O projeto foi elaborado pela cineasta e artista plástica, Emmanuelle Dias Vaccarini (foto abaixo), que desde 2002 pesquisa a vida e obra do artista. Há um ano, o trabalho foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei Murilo Mendes, contemplado com a reprodução de 500 DVD´s.



Apesar da homenagem através do DVD, a autora confessa que não conhecia
profundamente o trabalho do artista antes de mapear sua trajetória.
"Queria algo relacionado com a música, mas que tivesse ligação com o
popular. Fui me apaixonando à medida em que pesquisava", explica.
Para o orientador do projeto, André Pires, professor de História da Música e Musicalização da Faculdade de Artes da Universidade Federal de Juiz de Fora, a escolha do tema representou "uma subversão do erudito", já que Emmanuelle vivenciou 11 anos de música clássica. "Achei interessante aprofundar uma questão local, como o Mamão", declara.
O DVD em primeira mão

O DVD inclui, ainda, uma galeria de fotos com momentos marcantes da carreira do artista e do carnaval juizforano, representado fielmente pelo sambista há mais de 30 anos, no Bloco do Beco.
Para os que querem reviver os grandes sucessos do compositor, as músicas "Tristeza pé no Chão", "O Beco não perde o tom", "Cidade Iluminada" e "Água deu, Água levou" também estão no arquivo.
O lançamento do DVD "Mamão, sambista juizforano" acontece nesta terça-feira, dia 26/09, às 20h, no Mezcla.