Anima??o sem fronteiras Dia Internacionacional da Anima??o ? comemorado em
Juiz de Fora com mostra do circuito internacional

Renata Cristina
Rep?rter
19/10/2006

A causa ? nobre. Marcar o Dia Internacionacional da Anima??o, comemorado em 28 de outubro. A celebra??o oficial em Juiz de Fora ser? regada a muita "anima??o", no duplo sentido, atrav?s de uma mostra internacional de v?deos da categoria, envolvendo simultaneamente 19 cidades brasileiras e 36 pa?ses, representando a Am?rica, Europa, ?frica e Oceania. Na cidade, o evento acontece durante os dias 27 e 28 de outubro, ?s 19h30, na Videoteca do Espa?o Mascarenhas, com entrada franca.

De acordo com historiadores, a data registra a primeira exibi??o p?blica de desenhos animados, realizada por Emile Reynaud, em 1892, no Museu Grevin, em Paris. Depois de 114 anos da estr?ia, muita coisa mudou no cen?rio da anima??o. Em Juiz de Fora, a arte se espalhou pelos nomes de L?o Ribeiro, Cacinho, Alessandro Dri?, Josy Giarola, Raoni Vidal e tamb?m pelo veterano Rog?rio Terra Jr., conhecido por seus trabalhos no cinema, que se aventurou na produ??o do curta em anima??o Miragem, lan?ado em agosto deste ano.

Imagem do cienasta Rog?rio Terra Jr. Para Terra, a mostra serve como um incentivo ?s pessoas interessadas em atuar no campo da anima??o. "O setor cresceu em todo o Brasil e a tecnologia digital simplificou o processo. Tudo ficou mais barato", pondera.

O evento foi criado pela Associa??o Brasileira de Cinema de Anima??o (ABCA) que, desde 2002, promove o contato entre os principais produtores do ramo, em diversas partes do pa?s e do mundo. Em Minas Gerais, pela primeira vez foram inclu?das as cidades de Sabar? e Juiz de Fora. "Esse ? o segundo ano da mostra em n?vel nacional", aponta o coordenador do projeto na cidade, Alessandro Dri?.

No dia 27 de outubro, est?o agendadas exibi?es de curtas mineiros, como Poliedro - O Resgate, de Alessandro Dri?, Roque - A Jogada Mortal, de L?o Ribeiro, A volta do Trem das Onze, de Cacinho, Miragens, de Rog?rio Terra Jr., e Tribal, de Henrique Kopke, todos juizforanos. Haver? tamb?m a exibi??o de v?deos de Sabar? e Belo Horizonte. Para o fiel representante da anima??o em Juiz de Fora, L?o Ribeiro, essa ser? uma oportunidade de conhecer os trabalhos distantes do circuito comercial. "Vamos enriquecer nosso vocabul?rio visual", brinca.

Imagem de Miragem, de Rog?rio Terra Jr. Imagem de Poliedro de Alessandro Drie Imagem de Roque, de L?o Ribeiro

J? no dia 28, ganha enfoque a mostra dos v?deos nacionais, sob curadoria da ABCA. As capitais ser?o representadas por produ?es de Porto Alegre, atrav?s do curta A ?rvore-Casa, de Lisandro Santos, e Fraulein Gertie, de Tom?s Creus e Lavinia Chianello; de S?o Paulo, com Minhocas, de Paolo Conti, Yansan, de Carlos Eduardo Nogueira; do Rio de Janeiro, em Como surgiu a Noite, de Andres Lieban, entre outras.