• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Videoarte Brasileira MAM recebe, pela primeira vez, Circuito Mineiro Audiovisual

    Renata Cristina
    Repórter
    02/10/2006

    A efervescência do Circuito Mineiro Audiovisual chega à Juiz de Fora durante os próximos dias 05 e 06 de outubro. Depois de passar pelas cidades de Divinópolis e Coronel Fabriciano, o ponto de encontro para os amantes do cinema alternativo será o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAM).

    Durante o encontro de pura arte eletrônica, serão exibidos 28 vídeos, 12 deles realizados por produtores mineiros, sendo que Obejtos Ansiosos é do juizforano Ricardo Cristofaro, que atualmente vive na Europa. Na babagem, o circuito traz um mix de momentos significativos da videoarte brasileira, com apresentações gratuitas de vídeos premiados na última edição do Festival Videobrasil, o mais importante na categoria, produções contemporâneas do estado de Minas, além de resgatar alguns dos trabalhos que marcaram a história audiovisual no país.

    Imagem da cena do filme Hablar de Sueños, da diretora Joana Oliveira Imagem de uma cena do filme em exibição no Circuito Audiovisual em JF Imagem de uma cena do filme Objetos ansiosos - Ricardo Cristofaro

    De acordo com o curador da mostra e coordenador do projeto, Eduardo Jesus, o objetivo é fazer um panorama da produção local, nacional e de destaque no exterior. Por esse motivo, o Circuito ganha forma com três mostras distintas que se completam no "total da obra".

    O produtor do evento em JF, Beto Campos Para o produtor cultural do MAM, Beto Campos (foto ao lado), o evento inaugura uma fase de projetos voltados para a divulgação da produção audiovisual em Juiz de Fora. "Nossa proposta é criar uma programação mensal no MAM divulgando o cinema alternativo", ressalta.

    Juiz de Fora será a única cidade do Circuito a contar com a presença de duas diretoras de vídeos exibidos na mostra, com a visita de Joana Oliveira, diretora de "Halbar de Sueños", e da cineasta e professora Patrícia Moran, diretora do vídeo "Clandestinos", que integra o reconhecido acervo VideoBrasil. Para Patrícia, a passagem pela cidade será proveitosa. "Fala-se muito pouco sobre as produções no Brasil, acredito que seja um bom momento, já que Juiz de Fora é uma cidade culturalmente rica", destaca.

    Antes da exibição dos filmes será realizada uma pequena introdução ao tema pela coordenadora do Circuito Débora Mattos. Na sequência, um bate-papo com a participação dos diretores convidados. O evento é aberto ao público e a entrada é franca.

    Mostra Contemporâneos Mineiros
    O objetivo é mostrar um pouco da produção audiovisual contemporânea de Minas Gerais para públicos amplos que compartilhem de um mesmo sentido territorial, um vínculo de pertencimento, que mesmo em distintas intensidades, reinvidique uma identidade.
  • Data: 05/10 (Quinta), às 19h
  • Logo após as exibições, debate com as diretoras Patrícia Moran e Joana Oliveira.

    Mostra Destaques da Videoarte Brasileira
    Os vídeos desta mostra são aqueles que se tornoram expansores da produção brasileira. Vídeos que alimentaram nossos imaginários com suas inesquecíveis imagens e abriram caminhos e possibilidades para a produção atual.
  • Data: 06/10 (sexta), às 19h
  • Mostra Premiados do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica VideoBrasil
    A mostra reúne vídeos premiados e menções honrosas da última edição do Festival Internacional de Arte Eletrônica (2005) e traz um conjunto instigante de trabaljhos que mostra algumas questões e embates da produção artística contemporânea.
  • Data: 06/10 (sexta), às 19h
  • Fonte: Circuito Mineiro Audiovisual



    Veja a programação completa em www.circuitomineiroaudivisual.art.br

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.