Argentina na telona I Mostra de Filmes Argentinos, em JF,
destaca trabalhos premiados no circuito latino-americano

Renata Cristina
Rep?rter
07/03/2007

Os argentinos devem invadir as telas de Juiz de Fora na pr?xima semana. Nada de futebol, rivalidades ou ressentimentos, mas tudo pela s?tima arte. A I Mostra de Filmes Argentinos coloca em destaque sucessos de cr?tica e p?blico, durante toda a semana do dia 12 de mar?o, segunda, ao dia 16, sexta, sempre ?s 19h10.

A mostra j? passou por S?o Paulo e, em Minas, Juiz de Fora ser? a ?nica cidade a exibir os longas que, na sequ?ncia, devem seguir para Apucarana, no Paran?. De acordo com o diretor comercial do cinema onde acontece a mostra, Gustavo Ballarin, a inten??o ? diversificar as op?es para os espectadores. "Queremos divulgar outros tipos de filmes, outras culturas", esclarece.

A escolha dos trabalhos foi baseada em premia?es de festivais latino-americanos com relev?ncia internacional. O primeiro da lista a ser exibido ? Cr?nica de uma Fuga, dirigido por Adri?n Caetano, e premiado no Festival de Havana, na categoria "Melhor Edi??o". A trama baseada em uma hist?ria real, na Argentina de 1977, em per?odo de ditadura militar, ? reconhecida pelo p?blico como tensa e marcante, chegando a ser indicada a premia??o de melhor filme estrangeiro no festival de Cannes, em 2006.

Na seq??ncia, O Cachorro, de Carlos Sorin, traz ? tona o drama de um aposentado que redescobre seu destino profissional atrav?s de um c?o. O elenco foi selecionado em diversas prov?ncias argentinas e n?o conta com atores profissionais. As bel?ssimas filmagens aconteceram na regi?o da Patag?nia e garantiram o pr?mio de melhor fotografia no Festival de San Sebasti?n.

A marca de Valentin, outro longa da mostra, est? na singularidade do personagem principal que d? nome ao filme. Um belo retrato da Argentina dos anos 60 pode ser visto neste drama, envolvente e apaixonante.

J? a com?dia Buena Vida Delivery, filme de estr?ia do diretor Leonardo DiCesari, ? uma produ??o que envolve Argentina, Fran?a e Holanda, e faz sucesso desde 2004, ano de seu lan?amento. A hist?ria do solit?rio jovem Hern?n, conquistou os pr?mios de "Melhor Filme" e "Melhor Roteiro", no Festival de Cinema de Mar del Plata.

O ?ltimo filme a ser exibido na mostra ? Fam?lia Rodante, uma com?dia com "cara" de Am?rica Latina. No enredo, a inusitada hist?ria de uma fam?lia que resolve ir a um casamento, viajando em uma casa rodante. A atriz Graciana Chironi, que faz a protagonista Emilia, ganhou o pr?mio de "Melhor Atriz", no Festival de Gij?n. No mesmo festival, Pablo Trapero levou o tr?feu de melhor diretor.

Cr?nica de uma Fuga

2006

Imagem do filme Cr?nica de uma Fuga Curiosidades: O filme se passa em Buenos Aires, no ano de 1977, no cen?rio da ditadura militar argentina. No elenco, est? Rodrigo de la Serna, ator que interpretou Alberto Granado em Di?rios de Motocicleta. O p?blico considera o suspense tenso, cheio de a??o e cenas inesperadas. O longa recebeu uma indica??o ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro e levou o pr?mio de Melhor Edi??o, no Festival de Havana.


O Cachorro

2004

Imagem do filme O Cachorro Curiosidades: O roteiro "enxuto" e a bela interpreta??o de Juan Villegas conferem ares simp?ticos a produ??o "O Cachorro". O envolvimento do aposentado em crise e o dogue branco argentino expressam mais que uma rela??o entre animal e homem, em que tudo pode significar uma mudan?a de vida. ? interessante ressaltar que os atores possuem os mesmos nomes na trama e n?o tiveram forma??o em artes c?nicas.


Valentin

2004

Imagem do filme Valentin Curiosidades: Um menino de oito anos (Valentim) narra sua inf?ncia na Argentina dos anos 60. O filme ? uma abordagem po?tica e inventiva da inf?ncia, que atrav?s da sensibilidade do diretor Alejandro Agresti n?o cai no r?tulo de piegas. As belas imagens do contexto social e cultural da argentina dos anos 60 tamb?m proporcionam momentos de reflex?o aos espectadores.


Buena Vida Delivery

2004

Imagem do filme Buena Vida Delivery Curiosidades: O filme ganhou diversos pr?mios da Associa??o de Cr?ticos da Argentina, entre eles melhor filme e roteiro. Segundo a Premi?re francesa, Brad Pitt comprou os direitos autorais do filme para fazer um remake norte-americano.


Fam?lia Rodante

2004

Imagem do filme Fam?lia Rodante Curiosidades: Esta divertida com?dia, em que uma fam?lia argentina embarca em uma casa rodante rumo a uma festa de casamento, levou dois pr?mios no Festival de Gij?n, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Graciana Chironi). Al?m disso, ganhou o Pr?mio FIPRESCI, no Festival de Guadalajara e tamb?m foi exibida na mostra Premi?re Latina, no Festival do Rio 2004.