• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Argentina na telona I Mostra de Filmes Argentinos, em JF,
    destaca trabalhos premiados no circuito latino-americano

    Renata Cristina
    Repórter
    07/03/2007

    Os argentinos devem invadir as telas de Juiz de Fora na próxima semana. Nada de futebol, rivalidades ou ressentimentos, mas tudo pela sétima arte. A I Mostra de Filmes Argentinos coloca em destaque sucessos de crítica e público, durante toda a semana do dia 12 de março, segunda, ao dia 16, sexta, sempre às 19h10.

    A mostra já passou por São Paulo e, em Minas, Juiz de Fora será a única cidade a exibir os longas que, na sequência, devem seguir para Apucarana, no Paraná. De acordo com o diretor comercial do cinema onde acontece a mostra, Gustavo Ballarin, a intenção é diversificar as opções para os espectadores. "Queremos divulgar outros tipos de filmes, outras culturas", esclarece.

    A escolha dos trabalhos foi baseada em premiações de festivais latino-americanos com relevância internacional. O primeiro da lista a ser exibido é Crônica de uma Fuga, dirigido por Adrián Caetano, e premiado no Festival de Havana, na categoria "Melhor Edição". A trama baseada em uma história real, na Argentina de 1977, em período de ditadura militar, é reconhecida pelo público como tensa e marcante, chegando a ser indicada a premiação de melhor filme estrangeiro no festival de Cannes, em 2006.

    Na seqüência, O Cachorro, de Carlos Sorin, traz à tona o drama de um aposentado que redescobre seu destino profissional através de um cão. O elenco foi selecionado em diversas províncias argentinas e não conta com atores profissionais. As belíssimas filmagens aconteceram na região da Patagônia e garantiram o prêmio de melhor fotografia no Festival de San Sebastián.

    A marca de Valentin, outro longa da mostra, está na singularidade do personagem principal que dá nome ao filme. Um belo retrato da Argentina dos anos 60 pode ser visto neste drama, envolvente e apaixonante.

    Já a comédia Buena Vida Delivery, filme de estréia do diretor Leonardo DiCesari, é uma produção que envolve Argentina, França e Holanda, e faz sucesso desde 2004, ano de seu lançamento. A história do solitário jovem Hernán, conquistou os prêmios de "Melhor Filme" e "Melhor Roteiro", no Festival de Cinema de Mar del Plata.

    O último filme a ser exibido na mostra é Família Rodante, uma comédia com "cara" de América Latina. No enredo, a inusitada história de uma família que resolve ir a um casamento, viajando em uma casa rodante. A atriz Graciana Chironi, que faz a protagonista Emilia, ganhou o prêmio de "Melhor Atriz", no Festival de Gijón. No mesmo festival, Pablo Trapero levou o trófeu de melhor diretor.

    Crônica de uma Fuga

    2006

    Imagem do filme Crônica de uma Fuga Curiosidades: O filme se passa em Buenos Aires, no ano de 1977, no cenário da ditadura militar argentina. No elenco, está Rodrigo de la Serna, ator que interpretou Alberto Granado em Diários de Motocicleta. O público considera o suspense tenso, cheio de ação e cenas inesperadas. O longa recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Filme Estrangeiro e levou o prêmio de Melhor Edição, no Festival de Havana.


    O Cachorro

    2004

    Imagem do filme O Cachorro Curiosidades: O roteiro "enxuto" e a bela interpretação de Juan Villegas conferem ares simpáticos a produção "O Cachorro". O envolvimento do aposentado em crise e o dogue branco argentino expressam mais que uma relação entre animal e homem, em que tudo pode significar uma mudança de vida. É interessante ressaltar que os atores possuem os mesmos nomes na trama e não tiveram formação em artes cênicas.


    Valentin

    2004

    Imagem do filme Valentin Curiosidades: Um menino de oito anos (Valentim) narra sua infância na Argentina dos anos 60. O filme é uma abordagem poética e inventiva da infância, que através da sensibilidade do diretor Alejandro Agresti não cai no rótulo de piegas. As belas imagens do contexto social e cultural da argentina dos anos 60 também proporcionam momentos de reflexão aos espectadores.


    Buena Vida Delivery

    2004

    Imagem do filme Buena Vida Delivery Curiosidades: O filme ganhou diversos prêmios da Associação de Críticos da Argentina, entre eles melhor filme e roteiro. Segundo a Première francesa, Brad Pitt comprou os direitos autorais do filme para fazer um remake norte-americano.


    Família Rodante

    2004

    Imagem do filme Família Rodante Curiosidades: Esta divertida comédia, em que uma família argentina embarca em uma casa rodante rumo a uma festa de casamento, levou dois prêmios no Festival de Gijón, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Graciana Chironi). Além disso, ganhou o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Guadalajara e também foi exibida na mostra Première Latina, no Festival do Rio 2004.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.