Anima??o ganha for?a em JF Mercado cresce e abre espa?o para trabalhos juizforanos

Renata Cristina
Rep?rter
05/04/2007

Desde as primeiras anima?es, elaboradas manualmente por desenhistas, at? o que se v?, hoje, no cen?rio juizforano muita coisa mudou. Cenas pouco movimentadas e desenhos artesanais foram substitu?dos por toques digitais, que d?o vida a seres, antes, denominados "est?ticos".

A prova de que a "arte da anima??o" est? ganhando espa?o na cidade vem de diversos cantos, cada um com a sua hist?ria. At? quem fazia o cinema tradicional, como o cineasta Rog?rio Terra, est? se aventurando pelo ramo. Em 2006, Rog?rio lan?ou "A Miragem", seu primeiro trabalho no g?nero, depois de ter rodado filmes como "O sagrado cora??o da mem?ria" (1998), "Sob a sombra dos anjos" (1999), "Os fantasmas da cidade (2000) e "O cora??o de Maria" (2004).

O cineasta diz que j? tinha feito algumas experi?ncias caseiras, para entender e testar truques. Mas foi com "A Miragem", curta com cinco minutos de dura??o, que ele realmente entrou para a cena da anima??o cinematogr?fica.

Foto do chargista Cacinho Para quem sempre gostou de desenhos, dar movimento aos seus personagens foi um passo natural. O chargista Cacinho (foto), com mais 20 anos de tra?os ousados em jornais e revistas do pa?s, tamb?m investiu na ?rea. Atualmente, ocupa um dos primeiros lugares no ranking de produ??o em Juiz de Fora.

S? em 2006, foram seis v?deos e alguns pr?mios, como o primeiro lugar da mostra "Universo Olhar Digital", com Adivinha dos Peixes (clique no link acima para assistir), e o 3? lugar no Animaserra, em Tr?s Rios, com "Alberico Procura" .

"O espa?o se abriu tanto no mercado quanto em festivais. Antes, n?o havia um n?mero significativo de encomendas e as anima?es competiam em mostras de cinema", considera Cacinho. Mesmo com a evolu??o dos recursos e t?cnicas, o chargista acredita na dedica??o e empenho para chegar a um resultado "natural", sem apontar os artif?cios usados durante a filmagem.

Foto da anima??o Lobo Guar? Foto da anima??o Poliedro - O resgate Foto da anima??o Alberico Procura Foto da anima??o Adivinha dos Peixes

A primeira tentativa do animador aconteceu ainda na faculdade de cinema, com curtas experimentais. Para realizar o premiado v?deo em stop motion "Alberico Procura" foram quatro meses de grava??o, em que cen?rio, personagens e movimenta??o eram precisamente calculados para dar veracidade aos bonecos.

Foto L?o Ribeiro Migrando dos cartoons e fanzines para a anima??o digital, o especialista em anima??o pela PUC-RJ, L?o Ribeiro (foto), tamb?m acredita em um boom no setor.

"H? 10 anos, era praticamente imposs?vel produzir anima??o no Brasil. Hoje, tudo pode acontecer dentro de casa, devido ao maior acesso aos equipamentos e t?cnicas. A finaliza??o digital reduziu os custos", avalia.

Em cinco anos de carreira, Ribeiro ? conhecido pelo pioneirismo, j? que dirigiu e produziu o primeiro curta-metragem de anima??o finalizado em v?deo em Juiz de Fora. Logo na estr?ia, com "As aventuras do Lobo-Guar?" levou o pr?mio de melhor curta de anima??o no Festival Olhares, da UFV. Na bagagem, ainda est?o trabalhos como "Roque - A Jogada Mortal", premiado como melhor curta anima??o no 1? CINEPORT Cataguases, al?m de "O Andar Superior", primeiro curta finalizado em 35mm na cidade.

Com o aumento do n?mero de festivais voltados para o g?nero, L?o reconhece que seu trabalho ganhou maior visibilidade. Seus v?deos j? passaram por diversas cidades brasileiras, como S?o Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florian?polis, Sergipe, Gramado, at? ultrapassar as fronteiras nacionais, quando foram selecionados para festivais em Los Angeles (EUA), Lima (peru) e Buenos Aires (Argentina).

Foto do animador Alessandro Dri? O animador Alessandro Dri? tamb?m foi um dos que saiu dos desenhos est?ticos para as telas. "Enxergo um vasto leque na ?rea. Na cidade, o mercado publicit?rio tamb?m vem se interessando mais pelas produ?es em 2D", revela.

Em seu curr?culo, est? "Poliedro - O Resgate", a "Menina dos olhos de sua carreira", que conta a hist?ria de Murilo Mendes para crian?as e foi patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo ? Cultura - Lei Murilo Mendes.

Em 2006, Dri? coordenou o Dia Internacional da Anima??o em Juiz de Fora, envolvendo simultaneamente 19 cidades brasileiras e 36 pa?ses, representando a Am?rica, Europa, ?frica e Oceania. O evento, criado em 2002 pela Associa??o Brasileira de Cinema de Anima??o (ABCA), ? marcado por uma mostra de trabalhos em anima??o do pa?s e do exterior.