• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Clodesmidt Riani Trajetória de sindicalista é abordada em documentário de Aline Moura

    Daniele Gruppi
    16/04/2008

    A carreira e vida de Clodesmidt Riani é abordada no documentário da produtora Aline Moura, "Trajetória - Clodesmidt Riani" (saiba quem foi Riani). O curta-metragem convida o espectador a fazer uma imersão pela vida do sindicalista destacando seu lado humano e familiar, às vezes, esquecidos em função das realizações político-sindicais.

    Segundo Aline, o interesse em fazer o filme surgiu do trabalho que desenvolveu durante um ano no Centro de Memória, situado na Rua Marechal Deodoro, em que fazia a organização do acervo documental de Clodesmidt Riani. "Comecei a ter mais contato com ele e surgiu idéia de retratar a história de Riani, primeiro como sindicalista e depois como deputado estadual, eleito em 1955".

    Para fazer o roteiro, Aline utilizou como base o Livro "Trajetória - Clodesmidt Riani". "Com o objetivo de ser bem fiel à realidade fiz o documentário no formato de narrador-personagem e isso é o que difere a minha obra do texto literário". No filme, há depoimentos de diversos pessoas, ligadas diretamente à vida pessoal ou profissional do sindicalista, como Tarcísio Delgado, Itamar Franco, Octávio de Castro, Manoel de Oliveira, dentre outros.

    Foto de riani num movimento de greve Foto de Riani falando no microfone

    As filmagens foram feitas em Juiz de Fora. "Algumas foram feitas no sítio do vovô Riani e outras no Centro de Memórias". Aline Moura realizou o trabalho em parceria com o professor de Comunicação Social, Adriano Medeiros, responsável também pela pesquisa histórica, roteiro e produção do trabalho.

    Para Aline, o sindicalista é um exemplo de luta. "Ele queria ajudar o próximo. estava preocupado com a classe trabalhadora. Atualmente, quase não se vê pessoas que brigam por causas alheias". A cineasta ressalta que ele trouxe muitos benefícios para a Juiz de Fora, como a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, atuou na liberação de verbas para a construção da Rodoviária Miguel Mansur, dentre outras realizações, e teve também atuação no exterior pela Organização Internacional do Trabalho.

    Aline pretende divulgar "Trajetória - Clodesmidt Riani" em festivais, mostras alternativas de cinema e vídeo nacionais. "Em maio, vou participar do primeiro festival. Vai ser no Rio de Janeiro". Ela pretende também fazer uma distribuição gratuita nas escolas públicas de ensino regional para que o documentário se torne um material didático.

    Clodesmidt Riani

    Foto de Riani Clodesmidt Riani nasceu em Rio Casca, em 15 de outubro de 1920. Mudou-se para Juiz de Fora com apenas seis anos. A sua luta sindical começou quando foi trabalhar na Companhia Mineira de Eletricidade, em 1936. Entre as reivindicações que fazia estavam um salário mais digno para a classe trabalhadora e um país com mais justiça social. Em 1955, é eleito deputado estadual.

    Na vida política, Riani ainda atuou como presiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias e assessor técnico do então presidente Juscelino Kubitschek. Durante o Golpe Militar de 1964, teve seu cargo cassado, foi preso e levado para a Penitenciária Frei Caneca, em Ilha Grande. Alguns anos depois do período de cárcere, a Assembléia Legislativa de Minas Gerias reabilitou seus direitos políticos, em 1994. Hoje, Clodesmidt Riani, com 87 anos, dedica seu tempo aos dez filhos e aos netos.

    Sobre Aline Moura

    Aline Moura se considera uma cineasta auto-didata. Há oito anos trabalha na área e acumula no currículo a participação em várias produções locais, como em Deus me Livre (de Alexei Divino), Carlitos no final do século XX (de Wilton Araújo) e Consciência do Passado (de Adriano Medeiros). A sua primeira estréia como produtora é em "Trajetória - Clodesmidt Riani". Ela pretende criar uma série de trajetória de outras personalidades, mas ainda não quis revelar os nomes cogitados.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.