Clodesmidt Riani Trajet?ria de sindicalista ? abordada em document?rio de Aline Moura

Daniele Gruppi
16/04/2008

A carreira e vida de Clodesmidt Riani ? abordada no document?rio da produtora Aline Moura, "Trajet?ria - Clodesmidt Riani" (saiba quem foi Riani). O curta-metragem convida o espectador a fazer uma imers?o pela vida do sindicalista destacando seu lado humano e familiar, ?s vezes, esquecidos em fun??o das realiza?es pol?tico-sindicais.

Segundo Aline, o interesse em fazer o filme surgiu do trabalho que desenvolveu durante um ano no Centro de Mem?ria, situado na Rua Marechal Deodoro, em que fazia a organiza??o do acervo documental de Clodesmidt Riani. "Comecei a ter mais contato com ele e surgiu id?ia de retratar a hist?ria de Riani, primeiro como sindicalista e depois como deputado estadual, eleito em 1955".

Para fazer o roteiro, Aline utilizou como base o Livro "Trajet?ria - Clodesmidt Riani". "Com o objetivo de ser bem fiel ? realidade fiz o document?rio no formato de narrador-personagem e isso ? o que difere a minha obra do texto liter?rio". No filme, h? depoimentos de diversos pessoas, ligadas diretamente ? vida pessoal ou profissional do sindicalista, como Tarc?sio Delgado, Itamar Franco, Oct?vio de Castro, Manoel de Oliveira, dentre outros.

Foto de riani num movimento de greve Foto de Riani falando no microfone

As filmagens foram feitas em Juiz de Fora. "Algumas foram feitas no s?tio do vov? Riani e outras no Centro de Mem?rias". Aline Moura realizou o trabalho em parceria com o professor de Comunica??o Social, Adriano Medeiros, respons?vel tamb?m pela pesquisa hist?rica, roteiro e produ??o do trabalho.

Para Aline, o sindicalista ? um exemplo de luta. "Ele queria ajudar o pr?ximo. estava preocupado com a classe trabalhadora. Atualmente, quase n?o se v? pessoas que brigam por causas alheias". A cineasta ressalta que ele trouxe muitos benef?cios para a Juiz de Fora, como a Escola Estadual Sebasti?o Patrus de Souza, atuou na libera??o de verbas para a constru??o da Rodovi?ria Miguel Mansur, dentre outras realiza?es, e teve tamb?m atua??o no exterior pela Organiza??o Internacional do Trabalho.

Aline pretende divulgar "Trajet?ria - Clodesmidt Riani" em festivais, mostras alternativas de cinema e v?deo nacionais. "Em maio, vou participar do primeiro festival. Vai ser no Rio de Janeiro". Ela pretende tamb?m fazer uma distribui??o gratuita nas escolas p?blicas de ensino regional para que o document?rio se torne um material did?tico.

Clodesmidt Riani

Foto de Riani Clodesmidt Riani nasceu em Rio Casca, em 15 de outubro de 1920. Mudou-se para Juiz de Fora com apenas seis anos. A sua luta sindical come?ou quando foi trabalhar na Companhia Mineira de Eletricidade, em 1936. Entre as reivindica?es que fazia estavam um sal?rio mais digno para a classe trabalhadora e um pa?s com mais justi?a social. Em 1955, ? eleito deputado estadual.

Na vida pol?tica, Riani ainda atuou como presiente da Confedera??o Nacional dos Trabalhadores nas Ind?strias e assessor t?cnico do ent?o presidente Juscelino Kubitschek. Durante o Golpe Militar de 1964, teve seu cargo cassado, foi preso e levado para a Penitenci?ria Frei Caneca, em Ilha Grande. Alguns anos depois do per?odo de c?rcere, a Assembl?ia Legislativa de Minas Gerias reabilitou seus direitos pol?ticos, em 1994. Hoje, Clodesmidt Riani, com 87 anos, dedica seu tempo aos dez filhos e aos netos.

Sobre Aline Moura

Aline Moura se considera uma cineasta auto-didata. H? oito anos trabalha na ?rea e acumula no curr?culo a participa??o em v?rias produ?es locais, como em Deus me Livre (de Alexei Divino), Carlitos no final do s?culo XX (de Wilton Ara?jo) e Consci?ncia do Passado (de Adriano Medeiros). A sua primeira estr?ia como produtora ? em "Trajet?ria - Clodesmidt Riani". Ela pretende criar uma s?rie de trajet?ria de outras personalidades, mas ainda n?o quis revelar os nomes cogitados.