Gustavo Mendes encerra turnê com apresentação especial em JF neste sábado

Após um ano rodando o Brasil, o espetáculo do humorista do Casseta e Planeta, Mais que Dilmais, chega à cidade com a famosa Dilma e diversos personagens musicais

Nathália Carvalho
Repórter
20/12/2012
Gustavo Mendes

Muito à vontade e mais divertido do que nunca! É assim que o comediante Gustavo Mendes chega a Juiz de Fora para a primeira apresentação do espetáculo Mais que Dilmais, encerrando a turnê 2012. Em cartaz desde o início do ano, a peça já rodou 89 cidades em todo o Brasil e consagra a versatilidade do artista que, atualmente, é um dos destaques do programa Casseta e Planeta, da Rede Globo.

"Esse espetáculo é um somatório das melhores coisas da minha carreira, onde reuni meus textos, performances e personagens preferidos", revela, em entrevista ao Portal ACESSA.com. Em apenas uma seção, o show de humor será realizado neste sábado, 22 de dezembro, às 21h, no Cine-Theatro Central.

Natural de Guarani, Mendes viveu boa parte de sua vida em Juiz de Fora, trabalhando e se apresentando em shows de humor. Atualmente, ele ainda mantém seu apartamento na cidade e revela que tem se preparado há nove meses para trazer esse trabalho para cá. "Tem um 'Q' especial realizar esse show aqui, porque é de onde vem toda a minha realidade. Quando eu comecei a viajar, fiquei preocupado porque boa parte da minha piada era de Juiz de Fora e eu não poderia usar. Por conta disso, tenho várias surpresas da cidade guardadas, que serão apresentadas nesse especial. Será meu melhor show do ano, sem dúvida alguma", diz.

O show

Além da famosa personagem de caracterização da presidenta Dilma Rousseff, Mendes explica que o trabalho engloba inúmeros musicais que se tornaram famosos ao longo de sua carreira, como, por exemplo, Maria Betânia cantando funk, Alcione bêbada, Roberto Carlos, Zé Ramalho, Ana Carolina e outros. "Quis fazer um show ao vivo, misturando música com humor e, por isso, virou mais que Dilma. O público de JF sabia dessa minha versatilidade, visto que sempre me aplaudiu e me apoiou, mas precisava mostrar isso para o resto do Brasil. Tive que provar que não era apenas um aventureiro", relembra.

Somente em 2012, cerca de 65 mil espectadores lotaram os teatros de cidades de todo o Brasil, como Brasília, Campo Grande, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Curitiba. Ao todo, foram mais de 14 milhões de visualizações em seus vídeos no Youtube e o ator foi considerado uma das grandes revelações do humor nacional. "Fiz show por toda a parte, sempre com casa cheia e isso é muito gratificante. E não qualifico essas apresentações como stand up porque faço um estilo baseado na cara limpa. Chamo de show de humor porque eu canto, faço imitações, conto piadas."

A conquista da fama

O humorista de apenas 23 anos já dava seus primeiros passos como artista ainda jovem. Em 2005, Mendes venceu o Show de Talentos da TV Alterosa e, no ano seguinte, lançou seu primeiro show de humor solo. Três anos depois, veio o espetáculo Tarja Preta e ele ganhou visibilidade no programa Show do Tom, da Record, onde permaneceu por dois anos. Já em 2012, veio o convite para integrar a equipe do Casseta e, além disso, o ator interpretou um personagem na novela Cheias de Charme, da Rede Globo. "Entrei para fazer só a Dilma na Globo, mas aí fui crescendo e ganhando espaço", conta.

Gustavo Mendes Gustavo Mendes

Dilma como personagem

A ideia de imitar a presidenta da República não nasceu por acaso. Segundo Mendes, desde 2008, ele já fazia a caracterização da então candidata à prefeitura de Juiz de Fora, Margarida Salomão. Com a derrota nas urnas, o personagem acabou indo para escanteio. "Mas, logo depois, vieram as eleições presidenciais e apareceu a Dilma. Ambas são mulheres, petistas, políticas, mineiras e com timbre da voz parecido. Acabei adotando um novo personagem, que só foi crescendo com o sucesso ganhado na internet. Virei um porta-voz extraoficial da presidenta e cheguei a ver matérias sobre minhas performances em editorias de política em grandes jornais", relembra.

Projetos

Apesar da dificuldade para conciliar tantos projetos, Mendes revela estar vivendo um momento sempre sonhado de sua vida. "Tudo aconteceu muito rápido, mas deu certo graças à minha persistência e preparação para isso. Nunca mudei e sempre tive apoio de família e amigos." Para 2013, os planos são de continuar trabalhando muito, com a estreia de em um novo programa da Rede Globo, do qual ele ainda não pode revelar muitas informações. "Começo a gravar dia 10 de janeiro nesse novo projeto, já que o Casseta vai sair do ar. Vou conhecer a equipe, coordenar, escrever e criar." Além disso, haverá o lançamento previsto em Brasília de um novo espetáculo, intitulado Imperdível.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Gustavo Mendes encerra turn? com apresenta??o especial em JF no s?bado