Encontro re?ne Governadores do Lions em Juiz de Fora Na ocasi?o, ser? lan?ado o livro do ex-diretor internacional, ?ureo Rodrigues, sobre a rela??o do Lions com a imprensa, para divulga??o das a?es sociais

Priscila Magalh?es
Rep?rter
14/02/2008
ACESSIBILIDADE:
Ou?a a mat?ria
Leia mais:

Juiz de Fora ? sede, a partir desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, at? s?bado, dia 16, da 2? reuni?o do Conselho de Governadores do Distrito M?ltiplo LC. A cidade vai receber representantes do Lions vindos dos estados do Rio de Janeiro, S?o Paulo, Minas Gerais e Esp?rito Santo, que comp?em os nove distritos do Distrito M?ltiplo do Lions Clube (DMLC).

O objetivo do encontro ? trocar id?ias e apresentar propostas de desenvolvimento sobre os trabalhos leon?sticos. O Lions ? a maior institui??o filantr?pica do mundo espalhada por v?rios cantos com o objetivo de desenvolver a?es sociais e "servir", - esse ? o lema -, aos mais necessitados.

Juiz de Fora faz parte do Distrito LC-12 e ? uma das cidades que possui o maior n?mero de Lions Clubes do Distrito. Atualmente, existem aqui seis clubes (Centro, Manchester, Novo Horizonte, Redentor, Rosas e Gl?rias e Lions Clube Renascer) com 250 associados. "Cada um possui uma atividade espec?fica e permanente, atendendo a grandes institui?es, como a Associa??o dos Cegos. Al?m disso, h? tamb?m as atividades espor?dicas, como palestras e assist?ncia a creches e asilos", comenta a vice-governadora do Distrito LC-12, Maria Jos? da Concei??o Silva.

A Associa??o Internacional de Lions Clubes est? presente em 200 pa?ses e, atrav?s de seus afiliados, serve ? comunidade, atendendo as suas necessidades.

Lan?amento de livro
foto de ?ureo Na ocasi?o da segunda reuni?o dos Governadores, o ex-diretor internacional, ?ureo Rodrigues (foto ao lado), vai contribuir com o lan?amento de seu livro, "O Lions e a Imprensa". "O Lions precisa ser not?cia", diz ele, que denomina o clube como sendo o melhor servi?o secreto do mundo. "Ele faz e n?o conta ? sociedade. S? quando contar ? que a atua??o do leonismo vai ser reconhecida", completa.

O livro vai ajudar os clubes a se relacionarem com a imprensa, importante instrumento para a divulga??o das a?es, segundo ele. "Quando divulgamos uma obra atrav?s da imprensa, conseguimos a ajuda de volunt?rios. Eles ajudam naquela campanha e continuam colaborando, pois passam a confiar no nosso trabalho".

Para o Clube, colabora??o n?o ? sin?nimo de dinheiro. "Recebemos pedidos das mais variadas formas e a menor colabora??o faz a diferen?a". Entre os pedidos est?o os de cirurgia de catarata, cadeira de rodas, livros e vagas em escolas. "Quem tem sobrando, deve ajudar", afirma.

Segundo ?ureo, fazer parte do Lions ? gratificante. "O trabalho n?o ? dif?cil e nem cansativo. Ele satisfaz o ego por ter servido aos outros, gratuitamente", conta. O que move a institui??o, h? mais de 50 anos no Brasil e h? quase cem no mundo, ? o companheirismo. "S?o 1.800 clubes no Brasil e 34 mil s?cios, que trabalham em prol da comunidade. Quando precisamos de uma ajuda maior, recorremos ? entidade central", explica.

Mais colaboradores
Dessa forma, para conseguir mais colaboradores, ?ureo diz ser importante que o Lions procure a imprensa de forma correta. "Sou associado h? 55 anos e digo que o Clube n?o sabe o que ? comunica??o. ? por isso que n?o h? repercuss?o sobre nossa trabalho", confessa ele.

Desde que entrou para o clube, ?ureo percebeu muitas mudan?as no sistema social brasileiro, por isso, a import?ncia das Organiza?es N?o-Governamentais, mais conhecidas como ONGs, tem crescido nos ?ltimos anos. "As sociedades sem fins lucrativos existem para servir a comunidade. Como houve um agravamento da situa??o brasileira nos ?ltimos tempos, as entidades se tornaram muito importantes", diz.

Ele aponta uma solu??o para os problemas sociais do pa?s. "O grande problema do Brasil ? a educa??o. Quando o governo resolver investir nisso, ele vai perceber tamb?m que pode pedir ajuda ?s ONGs", completa.