• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Márcia Falabella se destaca nos palcos Atriz se dedica há 22 anos ao Grupo Divulgação. No currículo consta a atuação em mais de 50 peças e a participação em produções cinematográficas

    Daniele Gruppi
    Repórter
    31/07/2008

    Márcia Falabella carrega no currículo mais de 50 peças teatrais e a participação em vários curtas-metragens. Ela já recebeu prêmios como o de melhor atriz no Festival Nacional de São José de Rio Preto, em 1995, pelo espetáculo "A Escada de Jacó" e outro de destaque em arte cênica pelo Sinparc, na campanha de popularização do teatro.

    A atriz ingressou no teatro quando estava cursando Comunicação Social. "Fazia a disciplina Teoria da Comunicação, quando conheci o José Luiz (diretor do Grupo Divulgação) e ele me falou que ia ter um curso. Já tinha assistido a dois espetáculos e fiquei encantada e não parei mais".

    Márcia já possui 22 anos dedicados ao Grupo Divulgação. Ela também já atuou em produções cinematográficas, entre elas, Zuzu Angel e, a mais recente, A Demolidora. Mas ela revela a sua preferência pelos palcos.

    "O teatro nunca se repete. Nunca uma apresentação é igual a outra. Lidamos com o imprevisto e temos a resposta do público cara-a-cara. Já no cinema temos que repetir a cena várias vezes, é muito técnico".

    Ela conta que já passou por várias situações inusitadas no palco. "Uma vez encenava e no meio da minha fala o menino da platéia disse: "É mentira!". Na hora respondi: "Como sabe? Você não estava lá". Para ela, o ator precisa ter concentração para driblar o que acontece na platéia.

    A atriz diz que gosta de qualquer gênero teatral, entretanto, ressalta o prazer de fazer comédia e a importância de atuar em espetáculos infantis. "Para o ator, é um grande exercício. Amplia as possibilidades expressivas, já que você interpreta uma bruxa, um animal, dentre outros personagens".

    Foto de Márcia Falabella Foto de Márcia Falabella Foto de Márcia Falabella

    Sempre crítica com relação ao trabalho, ela diz que nunca está no seu melhor. "Sempre acho que posso evoluir. O ator deve ter aquela angústia perseguindo para melhorar. O profissional tem que fazer trabalho corporal e vocal".

    Ela revela que não teve e nem tem a ambição de se apresentar em outro teatro ou de contracenar com atores famosos nacionalmente. "Fui vendo meu trabalho crescer no Divulgação e o valor que o grupo tem, pois é raro uma companhia com 42 anos em atividade. Vi que tinha que trabalhar no Divulgação".

    Tablados

    Márcia concilia o teatro com as aulas que ministra na Faculdade de Comunicação Social. "Ser professora é também uma forma de atuar. Você tem os alunos à sua frente como uma platéia, você tem um roteiro, mas há o improviso, já que não é possível saber o que os estudantes vão perguntar".

    Segundo ela, ser professora a ajudou no teatro, assim como o teatro a ajudou a ser professora. Ela se considera uma pessoa realizada profissionalmente. A professora acha difícil conciliar as carreiras e também a vida pessoal.

    Foto de Márcia Falabella Foto de Márcia Falabella Foto de Márcia Falabella

    "O trabalho no teatro é muito intenso. Produzimos, montamos e atuamos. Às vezes, temos que ficar o dia inteiro no teatro e acaba que não temos tempo para cuidar de outras coisas".

    Ela, entretanto, acredita que vale a pena fazer abdicações em prol do teatro. "É a minha vida. Se não pudesse me dedicar a ele, reorganizaria-me, só que seria muito doloroso. Vou continuar atuando enquanto tiver saúde e memória".

    Outros projetos

    Márcia Falabella já escreveu uma peça de teatro infantil e também o livro Grupo Divulgação - o teatro como devoção. Ela também pretende publicar a sua tese de pós-doutorado, que aborda a longevidade de uma companhia teatral.

    Ela passou três meses fazendo pesquisas na Sorbonne Paris Nouvelle, na França, para escrever o estudo. Ela pesquisou os elementos que permitem uma companhia desenvolver um trabalho longo comparando o Grupo Divulgação, com 42 anos, e o Théatre du Soleil, com 44.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.