• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Artista juiz-forano Ricardo Barcellos espalha cultura pelas ruas da cidade

    Além dos inúmeros trabalhos, Barcellos trabalha no projeto Pórticos nas Praças, que traz a bandeira de Juiz de Fora ao lado da obra de um artista renomado

    Nathália Carvalho
    Repórter
    11/9/2012
    Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos

    São 25 anos de artes plásticas, atuando com todo o tipo de trabalho. O artista juiz-forano Ricardo Barcellos, de 46 anos, tornou-se referência na arte contemporânea da cidade com esculturas, quadros e obras espalhadas pelas paredes de locais públicos e particulares. O mais recente projeto é o chamado Pórticos nas Praças, que traz a bandeira de Juiz de Fora de um lado e um quadro de um renomado artista do outro, em um trabalho baseado na técnica do mosaico.

    Segundo Barcellos contou ao Portal ACESSA.com, o projeto já existe há cerca de um ano e é realizado em parceria com a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) da Secretaria de Obras da Prefeitura. "São pórticos com concreto armado, onde eu faço o trabalho do mosaico, com base na escolha preliminar. A bandeira da cidade vem acompanhada de importantes obras, principalmente dos artistas da semana de Arte Moderna de 22." Ele explicou ter notado que os juiz-foranos não conheciam a própria bandeira e, a partir daí, resolveu unir a informação ao acesso à arte. "Eu levo a geografia através da bandeira e cultura por meio dos artistas retratados. Alguns professores da cidade destacam a importância do trabalho como sendo uma forma de oferecer aulas ao ar livre aos alunos", comenta.

    Os pórticos de concreto possuem dois metros e 30 centímetros de altura por dois metros de largura. O primeiro trabalho foi realizado no bairro Industrial, onde Barcellos pintou um quadro de Cândido Portinari, seguido do artista Di Cavalcanti em Benfica. Logo após, o artista pintou a obra O Apaboru, de Tarsila do Amaral e, há cerca de 20 dias, ele terminou a obra do pintor e escultor francês Henri Matisse, chamada Blue Nude IV, na praça Jarbas de Lery, no bairro São Mateus. Ainda dentro do projeto, o próximo trabalho será uma obra do artista catalão Joan Miró, na praça do Bom Pastor.

    Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos

    Trajetória

    A história de Barcellos com a arte começou antes mesmo de seu nascimento. A família sempre teve ligação com a cultura e seu pai, Nelson Moreira da Cunha, fez parte da primeira turma do Núcleo de Belas Artes Antônio Parreiras, em Juiz de Fora. Sempre foi autodidata e, aos 18 anos, era desenhista no Batalhão de Infantaria. Foi bancário por seis anos, quando apresentou sua primeira exposição, chamada "Viagens das linhas".

    Atualmente trabalhando exclusivamente com a arte, o pintor explica que seu conceito é baseado na ruptura com a monotonia. "Defendo a ideia de que as artes plásticas existem para serem contempladas por todas as pessoas e não ficarem monopolizadas dentro de galerias, onde apenas uma pequena parcela da população tem acesso. A arte é do rico, do pobre, do preto, do branco, é do povo. Ela deve ficar nas ruas, nos muros, perto das pessoas", comenta.

    Principais trabalhos

    Uma das grandes realizações do artista foi a pintura de um painel de sete metros que enfoca a vida política do ex-presidente Itamar Franco, confeccionado no Memorial do político, que funcionava no edifício Clube Juiz de Fora. Suas obras também podem ser vistas em algumas igrejas da cidade, como na Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Catedral Metropolitana, na gruta de Nossa Senhora de Loures e na Igreja João Paulo II, no bairro Nova Era. Com artistas, já trabalhou com músicos como Milton Nascimento, Daniel, Fagner, Fernanda Abreu, Alceu Valença, Herbert Viana e o próximo será Lô Borges, em que fará telas para o novo cenário do artista.

    Além disso, recentemente, o artista realizou uma revitalização do monumento de alvenaria que existe na Praça da Baleia, no bairro Bairu. "Fiz uma concepção do projeto em 2000 e, há cerca de um mês, fiquei sabendo que ele estava todo depredado, sujo e descuidado. Realizei os reparos em mosaico, utilizando pastilhas em tom degradê e ficou muito bacana o resultado", explica. Além disso, outra recente obra do artista também visível nas ruas da cidade é o painel exposto nas paredes de um banco, localizado na esquina da avenida Rio Branco com Itamar Franco.

    Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos Trabalhos artísticos Ricardo Barcellos

    Projetos

    Atualmente, Barcellos está começando a desenvolver um projeto com o artista Brasil Goulart. "Esta semana, vamos para Paraty para realizar um trabalho muito interessante para a cidade, juntamente com artistas de todo o Brasil. Chama-se Arte e Cidadania, e pintaremos os muros da cidade, que não sejam da parte histórica, para levar a arte para as ruas, aproximar das pessoas. Esta ideia está dentro da minha concepção de arte e por isso estou muito empolgado com o trabalho", explica.

    Já para o final do mês, o artista tem outros planos. A ideia é levar a arte para dentro do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora, convidando os presidiários a participarem de oficinas oferecidas pelo artista. "Queremos tirar aquele cinza do presídio, alegrar o ambiente. Tenho certeza que ali descobrirei muitos talentos." Ele comenta que irá levar livros de cultura e cada um que participar irá desenvolver sua própria obra de arte. "Será um trabalho muito alegre, baseado em cores e criatividade. Ao acordar de manhã, os presos terão a oportunidade de dar de cara com uma obra de arte. Isso anima qualquer pessoa e aquece o coração."

    Confira outras imagens do trabalho do artista na galeria abaixo.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.