Segunda-feira, 02 de maio de 2008, atualizada ?s 15h04

Inscri?es para Festival Internacional de M?sica Colonial come?am nesta semana



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os interessados em participar do 19? Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga podem se inscrever a partir desta quarta-feira, 04 de junho. O festival acontece entre 13 e 26 de julho, em Juiz de Fora.

As vagas para os cursos s?o limitadas. O vice-presidente do Centro Cultural Pr?-M?sica, J?lio C?sar de Sousa, diz que a expectativa ? receber 700 alunos, n?mero alcan?ado j? na 5? edi??o do evento. Deste n?mero, cerca de 400 participantes devem ser de fora da cidade.

Cinq?enta professores v?o estar em 37 cursos nas ?reas de cordas, sopros, orquestras, vozes e did?tica da musicaliza??o. Para as crian?as est?o agendadas as oficinas de instrumentos e pr?tica de orquestras. Para os professores h? o curso de did?tica da musicaliza??o infantil.

Para o p?blico, 30 concertos acontecem, com a apresenta??o de oito orquestras. Todos eles s?o gratuitos e v?o acontecer no Teatro Pr?-M?sica e nas ruas da cidade. A expectativa ? atingir cerca de 30 mil pessoas com as apresenta?es. "S?o concertos de ?tima qualidade e gratuitos. Nosso objetivo ? formar um p?blico para a m?sica erudita", refor?a Sousa. Durante o festival, a Orquestra Barroca apresenta-se e gravar um CD.

Ainda h? espa?o para a discuss?o e divulga??o de estudos, com o tema "M?sica e hist?ria no Brasil". A discuss?o acontece no VIII Encontro de Musicologia Hist?rica entre os dias 18 e 20 de julho.