• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Sábado, 28 de junho de 2008, atualizada às 10h05

    Festa de São Pedro é marcada por religiosidade e cultura



    * Da Redação

    Uma festa de religiosidade e valorização da cultura juizforana. É dessa forma que a tradicional festa de São Pedro vai ser marcada esse ano. Além de missas e procissões, a paróquia do bairro São Pedro vai oferecer para os presentes uma programação cultural variada, que vai desde grupos de dança até exposição comemorativa do mais de cem anos da imigração alemã na região.

    Aproveitando a histórica colonização alemã (que perpassa pela história das comunidades e capelas da região), uma exposição está aberta ao público. Fotografias, objetos, roupas, móveis e documentos vão compor o acervo que ficará exposto em uma sala da paróquia durante as festividades. "Temos que valorizar a história das pessoas que ajudaram a construir essa comunidade, afinal um dos pilares da Igreja é sua tradição. A recordação da história é uma das características do Povo de Jesus", comenta o padre Everaldo Sales.

    Programação

    No sábado, dia 28 de junho, o destaque é a missa às 18h. A tradicional quadrilha junina acontece às 20h. No domingo, dia do padroeiro, 29 de junho, as missas acontecem às 7h, 9h30, 11h e 15h. A procissão sai da Igreja Santana ( Rua Herman Toledo, 85, bairro Santana) às 17h em direção à matriz de São Pedro, onde haverá missa. A partir de 19h30 acontece a quadrilha e show com a banda Som Mecânico.

    O tema refletido na festa vai ser "Pedro, o homem pescador de homens". Segundo o padre Everaldo, o tema vai ao encontro do Documento de Aparecida (elaborado durante a V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em 2007 na cidade de Aparecida – SP) que propõe que cada católico exerça o discipulado, ‘lançando as redes’ e pescando mais homens para a Igreja.

    A matriz de São Pedro fica à Avenida Senhor dos Passos, 1592, bairro São Pedro. No mesmo dia a Igreja também comemora São Paulo. Apesar da arquidiocese não possuir uma igreja dedicada ao santo, ele também é lembrado nas reflexões.

    * Informações veiculadas com base no release enviado pela assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Juiz de Fora

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.