Sexta-feira, 04 de julho de 2008, atualizada ?s 12h

Escolas de Juiz de Fora participam de concurso cultural. A cidade recebe projeto cultural de cunho ambiental



Marinella Souza
*Colabora??o

Ao todo, 175 escolas de Juiz de Fora est?o participando de um concurso cultural de Minas Gerais. O concurso faz parte de um projeto itinerante que visa a conscientiza??o das pessoas em rela??o ?s oito metas do mil?nio propostas pela Organiza??o das Na?es Unidas (ONU) em 2000, oficializando um pacto entre as na?es para tornar o mundo mais solid?rio e justo at? 2015.

O "Concurso Cultural 8 jeitos de mudar o mundo" ? voltado para crian?as e jovens de cinco a 17 anos, que estudam em escolas p?blicas ou vinculados a Organiza?es N?o-Governamentais (ONGs).

Segundo a assessoria do evento, essas institui?es receberam kits contendo o v?deo educativo "8 hist?rias que n?o s?o para boi dormir" e devem desenvolver trabalhos relativos ao tema. Eles v?o criar desenhos, reda?es e poesias sobre o tema "8 maneiras de mudar o mundo".

O projeto, que vai percorrer 53 cidades mineiras, chega a Juiz de Fora na pr?xima ter?a-feira, 08 de julho. Entre as atra?es previstas est?o a exibi??o gratuita do espet?culo teatral Milenium, da Companhia Yepoc? e o v?deo educativo "8 hist?rias que n?o s?o para boi dormir".

A coordenadora do projeto, Caroline Santos, explica que a cidade foi escolhida atrav?s de uma sele??o autom?tica, que parte de dados das cidades onde a institui??o organizadora do evento est? instalada. "Essas cidades est?o selecionadas de acordo com alguns crit?rios como dados populacionais, sociais, ambientais. Cada uma recebe pontos e pesos e o computador escolhe as 53 cidades que v?o receber o projeto".

Segundo Caroline, em 2008, 33 localidades mineiras v?o receber o evento presencialmente, sendo que 13 delas, inclusive Juiz de Fora, recebem at? outubro as atra?es em pra?a p?blica. Outras 20 cidades, contam com encontro cultural e as restantes, apenas participam do concurso cultural.

O objetivo do projeto ? conscientizar as pessoas em rela??o ?s oito metas do mil?nio, atrav?s de uma pe?a l?dica, leve e engra?ada. A apresenta??o da pe?a Milenium acontece na Pra?a Ant?nio Carlos, a partir de 19h30, no dia 08.

As oito metas do mil?nio s?o:

  • Acabar com a fome e a mis?ria;
  • Educa??o b?sica de qualidade para todos;
  • Igualdade entre sexos e valoriza??o da mulher;
  • Reduzir a mortalidade infantil;
  • Melhorar a sa?de das gestantes;
  • Combater a Aids, a mal?ria e outras doen?as;
  • Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
  • Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
  • * Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF