• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Sexta-feira, 04 de julho de 2008, atualizada às 12h

    Escolas de Juiz de Fora participam de concurso cultural. A cidade recebe projeto cultural de cunho ambiental



    Marinella Souza
    *Colaboração

    Ao todo, 175 escolas de Juiz de Fora estão participando de um concurso cultural de Minas Gerais. O concurso faz parte de um projeto itinerante que visa a conscientização das pessoas em relação às oito metas do milênio propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, oficializando um pacto entre as nações para tornar o mundo mais solidário e justo até 2015.

    O "Concurso Cultural 8 jeitos de mudar o mundo" é voltado para crianças e jovens de cinco a 17 anos, que estudam em escolas públicas ou vinculados a Organizações Não-Governamentais (ONGs).

    Segundo a assessoria do evento, essas instituições receberam kits contendo o vídeo educativo "8 histórias que não são para boi dormir" e devem desenvolver trabalhos relativos ao tema. Eles vão criar desenhos, redações e poesias sobre o tema "8 maneiras de mudar o mundo".

    O projeto, que vai percorrer 53 cidades mineiras, chega a Juiz de Fora na próxima terça-feira, 08 de julho. Entre as atrações previstas estão a exibição gratuita do espetáculo teatral Milenium, da Companhia Yepocá e o vídeo educativo "8 histórias que não são para boi dormir".

    A coordenadora do projeto, Caroline Santos, explica que a cidade foi escolhida através de uma seleção automática, que parte de dados das cidades onde a instituição organizadora do evento está instalada. "Essas cidades estão selecionadas de acordo com alguns critérios como dados populacionais, sociais, ambientais. Cada uma recebe pontos e pesos e o computador escolhe as 53 cidades que vão receber o projeto".

    Segundo Caroline, em 2008, 33 localidades mineiras vão receber o evento presencialmente, sendo que 13 delas, inclusive Juiz de Fora, recebem até outubro as atrações em praça pública. Outras 20 cidades, contam com encontro cultural e as restantes, apenas participam do concurso cultural.

    O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas em relação às oito metas do milênio, através de uma peça lúdica, leve e engraçada. A apresentação da peça Milenium acontece na Praça Antônio Carlos, a partir de 19h30, no dia 08.

    As oito metas do milênio são:

  • Acabar com a fome e a miséria;
  • Educação básica de qualidade para todos;
  • Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
  • Reduzir a mortalidade infantil;
  • Melhorar a saúde das gestantes;
  • Combater a Aids, a malária e outras doenças;
  • Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
  • Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
  • * Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.