• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Segunda-feira, 07 de julho de 2008, atualizada às 12h

    Inscrições para o Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro vão até 11 de julho



    Fernanda Fernandes
    Repórter

    As inscrições para o Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DOCTV) encerram-se na sexta-feira, 11 de julho. Serão selecionados 35 projetos de documentário nos 26 estados e Distrito Federal.

    Minas Gerais está ainda entre os estados que podem participar das chamadas Carteiras Especiais, para aprovar mais propostas nesta edição do DOCTV, graças a uma parceria das emissoras de TV, do poder público e da iniciativa privada.

    Além de Minas, esta expansão na premiação atinge Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Maranhão, Sergipe, Goiás, Bahia e São Paulo.

    Os documentários selecionados no concurso, incluindo as Carteiras Especiais, serão co-produzidos pelas TVs Públicas para serem exibidos, em horário nobre, em rede nacional, a partir de 29 de maio de 2009. Cada projeto receberá R$ 110 mil.

    Os interessados em participar do concurso devem consultar o regulamento e verificar o guia de procedimentos no site da Rede Minas.

    Oficinas

    Depois de selecionados, os autores dos projetos participam de oficinas que buscam dar suporte aos processos. É o caso da Oficina para Desenvolvimento de Projetos, em que os autores vão se reunir com cinco expoentes do documentário nacional, e da Oficina de Desenho Criativo de Produção, realizada também com os diretores de cada proposta.

    O debate e o aperfeiçoamento desde antes do início da gravação é um diferencial do DOCTV, que, nas três edições anteriores, não teve nenhum filme que deixou de ser realizado e exibido.

    Considerado um dos mais bem sucedidos programas do setor audiovisual brasileiro, o DOCTV foi criado em 2003 com o objetivo de promover a regionalização da produção de documentários e de articular um circuito nacional de teledifusão por meio da rede pública de televisão. O DOCTV busca ainda propor um modelo de negócio que viabilize mercados regionais para o documentário brasileiro.

    O DOCTV é resultado da união da televisão pública com a produção independente. Esta quarta edição é realizada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e culturais (Abepec), TV Cultura e TV Brasil, com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-metragistas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.