Quinta-feira, 10 de julho de 2008, atualizada ?s 11h

Juiz de Fora recebe Orquestra Ouro Preto. Os m?sicos v?o contrapor pe?as musicais de dois compositores consagrados sobre o mesmo tema



Marinella Souza
*Colabora??o

O XIX Festival Internacional de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga traz a Juiz de Fora o concerto "As Oito Esta?es", que apresenta pe?as de Antonio Vivaldi e Astor Piazolla. Segundo o maestro Rodrigo Toffolo, a id?ia foi dialogar as pe?as "As quatro esta?es", de Vivaldi e "Quatro Esta?es Portenhas", de Piazolla.

"Ambos os compositores tiveram inspira??o nas quatro esta?es do ano, s? que s?o vis?es diferentes. Vivaldi aborda as esta?es europ?ias, enquanto Piazolla volta-se para a Am?rica do Sul. N?s brincamos com o nome 'As Oito Esta?es' para contrapor essas duas vis?es. Os contrastes s?o muito bacanas de se ver", explica.

Quem for assistir ao evento vai poder conhecer a Orquestra Ouro Preto, que tem dez anos de exist?ncia e recebe benef?cios fiscais da Lei Federal de Incentivo ? Cultura, a Lei Rouanet. "Queremo mostrar o ponto em que a orquestra se encontra enquanto grupo art?stico de difus?o cultural, aproveitando que a cidade ap?ia o movimento colonial atrav?s do Festival", diz.

Para Toffolo, o Festival de M?sica Colonial e M?sica Antiga "? o grande catalisador da m?sica colonial no Brasil, ? a c?lula-mater de todo o movimento no pa?s". E acrescenta: "o Festival ? uma institui??o que tem somado de maneira ?mpar ao resgate da mem?ria nacional, porque foi o primeiro festival a trazer quest?es voltadas para a m?sica colonial brasileira".

A apresenta??o "As oito esta?es" acontece no dia 20 de julho, no Cine-Theatro Central, ?s 20h30. A entrada ? franca, mas segundo o maestro, haver? distribui??o de senhas no local para evitar a superlota??o.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF