Segunda-feira, 14 de julho de 2008, atualizada ?s 12h30

Pr?mio Amigo do Patrim?nio abre inscri?es a partir do dia 15 de julho



Marinella Souza
*Colabora??o

Quem quiser indicar alguma iniciativa de pessoas f?sicas ou jur?dicas de direito p?blico ou privado no que se refere ? conserva??o, defesa ou divulga??o do patrim?nio cultural de Juiz de Fora tem de 15 a 30 de julho para efetuar a inscri??o no Pr?mio Amigo do Patrim?nio.

Segundo o diretor da Divis?o de Patrim?nio Cultural (Dipac) da Funalfa, Paulo Gawryszewsky, esta ? a terceira edi??o do pr?mio e a participa??o nos anos anteriores foi inexpressiva. "Nas duas primeiras edi?es tivemos poucos selecionados. Em 2006 cinco pessoas e entidades foram selecionados; em 2007, apenas dois", diz.

Podem concorrer iniciativas reconhecidas e indicadas pela comunidade, institui?es e entidades civis e a?es que se configurem como gestos de valoriza??o do patrim?nio cultural da cidade. Para Paulo, o pr?mio "demonstra que h? uma preocupa??o de empresas e entidades em preservar o patrim?nio cultural. Estamos buscando iniciativas que ajudem na compreens?o do que ? o patrim?nio cultural".

A ficha de inscri??o est? disponibilizada no Dipac (Av. Rio Branco, 2.234 - Parque Halfeld), e os interessados podem adquir?-la de segunda a sexta-feira, de 08h ?s 12h e de 14h ?s 18h. A ficha deve conter al?m de nomes e endere?os do indicado e do indicador, uma descri??o da a??o, justificativa da indica??o e, se for o caso, uma foto ou qualquer material informativo da a??o. A inscri??o ? gratuita.

* Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF