Instrumentos antigos atraem pela beleza e pela sonoridade Conhe?a um pouco mais sobre os instrumentos utilizados nos concertos e oficinas do 19? Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga



Fernanda Fernandes
Rep?rter
18/07/2008

Orquestras e repert?rio modernos fazem parte da programa??o do 19? Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga, organizado pelo Centro Cultural Pr?-M?sica. Ambos t?m fun?es did?ticas e art?sticas, mas a peculiaridade do evento juizforano ? investir no ensino e na interpreta??o da m?sica antiga.

Al?m de ter sonoridade diferente, os instrumentos antigos atraem pela beleza da forma. Parte do material utilizado nos concertos s?o reprodu?es dos de ?poca, mas h? tamb?m raridades, como o violino de dois s?culos e meio do diretor art?stico do festival, Lu?s Ot?vio Santos.

Segundo Lu?s Ot?vio, que ? tamb?m regente da Orquestra Barroca do Festival, o antigo ? um conceito complexo, pois a m?sica do s?culo XX j? poder ser considerada antiga, de certa forma.

O que distingue o trabalho apresentado no evento est? na maneira de abordar as obras, n?o s? utilizando instrumentos adequados, mas tocando com as mesmas t?cnicas do tempo em que as pe?as foram compostas, para recriar a sonoridade da ?poca.

De modo geral, o conjunto da m?sica antiga inclu?a o que foi produzido nos per?odos medieval, renascentista e barroco. Mas, de uns tempos pra c?, as pe?as da ?poca cl?ssica entraram para este rol, desde que tocadas de maneira historicamente informada.

foto de obo? barroco

Dependendo do per?odo abordado, alguns instrumentos t?m apenas afina??o ou arco diferentes, como ? o caso do violino barroco de Lu?s Ot?vio, transformado em cl?ssico com pequenos ajustes.

J? no naipe de sopros a situa??o ? outra. O obo? cl?ssico, por exemplo, tem outro di?metro de tubo, outra palheta e mais chaves que o barroco (foto).

Os primeiros instrumentos de sopro eram muito restritos em rela??o ? quantidade de notas que podiam produzir e afina?es. Alguns dos mais antigos, como a flauta doce, s?o utilizados at? hoje. Com o passar do tempo, foram ganhando v?lvulas, chaves e pist?es, passando a ser constru?dos em diferentes materiais.

Na orquestra, os instrumentos de sopro s?o tradicionalmente divididos em metais (como trompa, trompete, tuba, corneta e trombone), e madeiras (como obo?, clarineta e fagote). Cada um deles pertence a uma fam?lia, que cont?m outros instrumentos, como flauta piccolo, corne ingl?s, contrafagote etc.

foto de fagotes e outros instrumentos de sopro

N?o ? dif?cil imaginar que os primeiros instrumentos de sopro possam ter tido sua origem em grandes conchas e bambus. Trompetes que ainda podiam ser tocados foram encontrados no t?mulo de Tutankamon.

J? os instrumentos de percuss?o s?o apontados como os primeiros a serem desenvolvidos e serviam como importante meio de comunica??o no passado, assim como o trompete, que conduzia batalhas.

Teclas de outros tempos

Os teclados mais antigos s?o da fam?lia do cravo, que inclui a espineta, o virginal e o clavic?rdio, e do ?rg?o, que possuem mecanismos totalmente diferentes do piano.

foto de cravo O cravo surgiu no s?culo XV, popularizou-se no XVI e foi substitu?do pelo piano no s?culo XIX. Na Orquestra Barroca, Alessandro Santoro toca um instrumento de 1984 (foto), feito por Abel Vargas, baseado em modelo franc?s.

A fam?lia do cravo, t?m cordas pin?adas, ou seja: ao ser abaixada, a tecla faz levantar uma pe?a que pin?a a corda com uma palheta.

No ?rg?o de tubos, as teclas pressionam v?lvulas que permitem a entrada de ar. Os mais antigos (foto) exigiam que algu?m manipulasse foles de ar, enquanto o m?sico tocava. Posteriormente, o m?todo foi substitu?do por mecanismos acionados por eletricidade.

J? o piano ? um instrumento de percuss?o, em que as teclas acionam martelos que percutem em cordas. Seu ancestral ? o fortepiano, cujo sistema inventado em 1968 por Bartolomeo Cristofori permitiu aos m?sicos imprimir mais ou menos for?a ao tocar.

foto de ?rg?o de tubos

Hoje, alguns dos instrumentos antigos s?o considerados ex?ticos. Eventualmente, os concertos do festival trazem uma teorba, por exemplo, um instrumento de corda com longo bra?o. Ou mesmo um ala?de, mais conhecido do imagin?rios do p?blico porque era o instrumento-rei na Europa do s?culo XVI e foi muito retratado pelos pintores renascentistas.

Apesar de ter apar?ncia semelhante ? de um violoncelo, a viola da gamba ? um instrumento diferente e muito importante no repert?rio barroco, pois ? respons?vel pelo baixo cont?nuo nos conjuntos pequenos, os ensembles, al?m de ter um bom repert?rio solo.

Especialistas dizem que a viola da gamba ? o instrumento que mais se aproxima da voz humana e, no s?culo XVII era considerado o mais perfeito por se aproximar das emo?es produzidas pelo homem.

Foto: Reprodu??o Foto: Reprodu??o Foto: Reprodu??o
Cordas do passado

Aparentemente, o violino barroco de Lu?s Ot?vio ? semelhante ao instrumento moderno. H? v?rias pequenas diferen?as nas pe?as e no arco. O que realmente muda, por?m, ? a forma de tocar, sem apoi?-lo no queixo.

A evolu??o dos instrumentos acompanha a hist?ria das civiliza?es. De acordo com a mitologia grega, a flauta teria sido inventada por Pan, a c?tara por Apolo, a harpa por Narada, o ala?de por P?lux e a lira por Merc?rio. Muito da hist?ria da m?sica ficou registrado pelos gregos e eg?pcios, em seus documentos e obras de arte.

Da primeira corda esticada para produzir som, o homem chegou ? extraordin?ria complexidade do violino, que ? composto de quase 70 pe?as diferentes. Ao longo do tempo, o suporte foi modificado para adaptar-se aos ambientes em que as pe?as eram executadas.

foto de Lu?s Ot?vio tocando violino barroco

Com a cria??o das grandes orquestras sinf?nicas, a partir do s?culo XIX, os instrumentos foram adaptados para os grandes teatros. Violinos, violas, violoncelos e contrabaixos antigos t?m cordas de tripa, que s?o mais el?sticas e propiciam uma afina??o mais baixa.

Os instrumentos modernos t?m acordoamento met?lico, feito para produzir um alcance muito maior e n?o para os pequenos espa?os de c?maras e igrejas.

As cordas podem ser tocadas, com arco, ou tangidas, com dedos ou palheta, e subdividem-se em fam?lias. Os modernos violinos, violoncelo e contrabaixo t?m como antepassados varia?es da viola de bra?o ou da viola da gamba.

J? instrumentos como o viol?o e o cavaquinho evolu?ram provavelmente de guitarras renascentistas e barrocas e da vihuela.