Sexta-feira, 25 de julho de 2008, atualizada às 12h

Rede Teia oferece curso de formação teatral gratuito em Juiz de Fora



Fernanda Fernandes
Repórter

Depois de passar por várias cidades mineiras, o projeto Rede Teia chega a Juiz de Fora para promover o Núcleo de Investigação Teatral - Processo de Montagem, que prevê a realização de um curso gratuito com duração de seis meses e encontros diários.

A formação será acompanhada por profissionais da Cia. Acômica, de Belo Horizonte, que escolhe um diretor local para dar continuidade ao trabalho e montar um espetáculo. Em Juiz de Fora, Luciana Fins foi convidada para desenvolver a tarefa.

Serão oferecidas 30 vagas para as atividades, que começam no dia 13 de agosto. As aulas acontecerão sempre de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h, perpassando todas as fases de construção de um espetáculo teatral. Em janeiro de 2009, o grupo fará temporada na cidade.

"O objetivo não é a montagem do espetáculo. A peça será a conseqüência", explica Luciana, lembrando que o trabalho da Cia. Acômica é focado na realidade brasileira.

Como terá oficinas de dramaturgia, cenário e figurino, entre outras, o núcleo tem amplo público-alvo, interessando não só a atores, mas a bailarinos, educadores, arquitetos, estudantes de artes e letras.

A proposta se aproxima de uma escola livre de teatro, tanto pelo período de duração como pela base na metodologia de trabalho desenvolvida pelo grupo.

A preparação corporal é desenvolvida pela Cia. Acômica, a partir da aplicação de técnicas como mímica corporal dramática, de Etienne Decroux, e princípios da biomecânica, de Meyerhold, além de teatro-dança e capoeira Angola.

As inscrições para seleção dos participantes estão abertas até o dia 06 de agosto, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Getúlio Vargas, 200), de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h. Mais informações pelos telefones (32) 3690-7051 ou (31) 3461-1633.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...