Sexta-feira, 25 de julho de 2008, atualizada ?s 12h

Rede Teia oferece curso de forma??o teatral gratuito em Juiz de Fora



Fernanda Fernandes
Rep?rter

Depois de passar por v?rias cidades mineiras, o projeto Rede Teia chega a Juiz de Fora para promover o N?cleo de Investiga??o Teatral - Processo de Montagem, que prev? a realiza??o de um curso gratuito com dura??o de seis meses e encontros di?rios.

A forma??o ser? acompanhada por profissionais da Cia. Ac?mica, de Belo Horizonte, que escolhe um diretor local para dar continuidade ao trabalho e montar um espet?culo. Em Juiz de Fora, Luciana Fins foi convidada para desenvolver a tarefa.

Ser?o oferecidas 30 vagas para as atividades, que come?am no dia 13 de agosto. As aulas acontecer?o sempre de segunda a sexta-feira, de 13h ?s 17h, perpassando todas as fases de constru??o de um espet?culo teatral. Em janeiro de 2009, o grupo far? temporada na cidade.

"O objetivo n?o ? a montagem do espet?culo. A pe?a ser? a conseq??ncia", explica Luciana, lembrando que o trabalho da Cia. Ac?mica ? focado na realidade brasileira.

Como ter? oficinas de dramaturgia, cen?rio e figurino, entre outras, o n?cleo tem amplo p?blico-alvo, interessando n?o s? a atores, mas a bailarinos, educadores, arquitetos, estudantes de artes e letras.

A proposta se aproxima de uma escola livre de teatro, tanto pelo per?odo de dura??o como pela base na metodologia de trabalho desenvolvida pelo grupo.

A prepara??o corporal ? desenvolvida pela Cia. Ac?mica, a partir da aplica??o de t?cnicas como m?mica corporal dram?tica, de Etienne Decroux, e princ?pios da biomec?nica, de Meyerhold, al?m de teatro-dan?a e capoeira Angola.

As inscri?es para sele??o dos participantes est?o abertas at? o dia 06 de agosto, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Get?lio Vargas, 200), de segunda a sexta-feira, de 14h ?s 18h. Mais informa?es pelos telefones (32) 3690-7051 ou (31) 3461-1633.