• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Quarta-feira, 30 de julho de 2008, atualizada às 10h50

    Festival de Esquetes Teatrais, em Muriaé, pretende estimular a formação de grupos teatrais em Minas Gerais



    Marinella Souza
    *Colaboração

    Artistas de Juiz de Fora e região que queiram apresentar seus trabalhos individuais ou coletivos têm até o dia 1º de setembro para fazerem a inscrição no III Festival de Esquetes Teatrais. O evento acontece em Muriaé entre os dias 16 e 20 de setembro. Além da apresentação de esquetes, o evento vai contar com oficinas e espetáculos teatrais abertos ao público.

    Segundo o produtor e diretor geral da instituição organizadora, Bruno Pereira, o objetivo do Festival é "fomentar a formação de grupos na região. Esse projeto vem ao encontro dos interesses das montagens teatrais que, muitas vezes não acontecem por falta de verba".

    Esse, aliás, é o motivo da escolha do estilo de apresentações. "As esquetes permitem que os atores experimentem mais abdicando da estrutura-base de iluminação e cenário. É uma apresentação de baixo custo, o que facilita a montagem", diz.

    Para participar do Festival, basta que o ator ou o grupo preencha a ficha de inscrição e pague uma taxa de R$ 15 no Banco Bradesco, AG: 576-2, CTA: 14565-3. As esquetes inscritas vão ser avaliadas por um júri técnico que vai selecionar aquelas que vão se apresentar.

    Junto com a ficha de inscrição é preciso que o ator ou o grupo envie também um texto sobre a esquete, os atores e a equipe; currículo do grupo e do diretor (opcional); release; oito cópias do texto para o júri; fotos para divulgação (no mínimo, uma) em CD (se houver), pode ser uma foto do grupo se não tiver da montagem e identidade dos participantes. Bruno lembra ainda que em no caso de ter menores de 18 anos na equipe, é preciso do documento de autorização de viagem também.

    O tema e a censura das esquetes a serem apresentadas são livres. Bruno garante que não é necessário que os atores apresentem registro profissional nem autorização para obras já publicadas. As esquetes vão ser categorizadas em mímica, texto dramático, crônica, poesia, instalações performáticas e experimentais. Comédias, monólogos e musicais também podem participar.

    Além de incentivar a formação de grupos teatrais, o Festival pretende catalogar os grupos da região. "Queremos saber quem são, aonde estão, o quê e há quanto tempo produzem", explica Bruno. A organização do evento vai se responsabilizar pela hospedagem das equipes selecionadas, mas transporte e alimentação são de responsabilidade de cada uma delas. Para mais informações, é só ligar para os telefones: (32) 3722-2733 ou (32) 3722-4931.

    O que são esquetes?

    Esquetes são apresentações, performances ou encenações com, no máximo, 30 minutos de duração, podendo ser apresentadas em grupo ou em forma de monólogos em qualquer tipo de espaço.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.