Redefini??o de ?tica e verdade ? discutida em Juiz de Fora Affonso Romano De Sant'Anna pretende criar consci?ncia cr?tica atrav?s de an?lise sobre conceitos milenares na sociedade contempor?nea

Marinella Souza
Colabora??o*
11/08/2008

Poeta, ensa?sta, cronista e professor Affonso Romano de Sant'Anna vem a Juiz de Fora para uma confer?ncia sobre um tema bastante delicado: a ?tica e a verdade.

Segundo o conferencista, h? pelo menos duas maneiras de se tratar o assunto. Uma delas ? rastreando a quest?o da ?tica e da verdade atrav?s da hist?ria. A outra ? fazer um enfoque atual, que corresponda ?s expectativas da sociedade p?s- moderna.

Acima de tudo um cr?tico da sociedade na qual est? inserido, Sant'Anna vai usar a segunda forma de an?lise para debater as varia?es que a sociedade contempor?nea provocou nos conceitos.

"Tomarei sobretudo o segundo caminho, para ver como a sociedade da pressa, da fragmenta??o, da sociedade que valoriza o aspecto provis?rio, da superficialidade e, sobretudo, a falta de valores, a quebra de hierarquias, essa mistura entre centro e periferia, belo e feio, do certo e do errado lida com a quest?o da ?tica e qual o desafio que n?s temos diante disso".

Segundo ele, o objetivo ? conversar sobre a urg?ncia em se redefinir a ?tica e a verdade na sociedade atual. Ele compara a cultura contempor?nea ao epis?dio do navio Tittanic, quando as pessoas continuavam dan?ando e se divertindo, enquanto o navio afundava. "Nossa cultura se assemelha aos passageiros daquele navio, que est? caminhando para um desastre e as pessoas ao inv?s de tomarem a dire??o do barco em suas m?os se contentam em ficar no conv?s fazendo festa e fingindo que nada est? acontecendo".

Foto de Affonso
Romano de Sant'Anna Para o autor, o s?culo XX trouxe muitas contribui?es para a Hist?ria, mas ao mesmo tempo deixou essa Hist?ria desnorteada e, nesse sentido, a humanidade vive uma esp?cie de "ressaca do s?culo XX", ou seja, ainda n?o permitiu que o s?culo XXI aconte?a de verdade, gerando um profundo mal-estar social.

"Esse final de s?culo criou uma certa confus?o de valores e isso se manifesta na arte, claramente, com a id?ia de que n?o existe mais arte, que qualquer pessoa pode ser artista, qualquer pessoa pode ser cr?tico de arte. N?o h? mais crit?rios est?ticos, assim como n?o h? mais crit?rios ?ticos e isso ? uma grande mentira, porque a civiliza??o se organizou a partir de princ?pios e normas e a ?tica foi a primeira lei constitu?da j? na sociedade grega para diferenciar o homem b?rbaro do homem civilizado".

Como sa?da para essa condi??o alienada a que a ideologia p?s-moderna leva o ser humano, Affonso Romano de Sant'Anna aponta a consci?ncia cr?tica, entender a crise de valores que a sociedade est? vivendo e pensar no melhor caminho a se seguir. ? essa reflex?o que o autor, cronista, poeta e ensa?sta promete para a confer?ncia.

A confer?ncia A ?tica e a verdade acontece no dia 11 de agosto, na OAB (Avenida dos Andradas, 696 - Centro), ?s 19h30.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF