Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008, atualizada ?s 14h58

Col?gio T?cnico Universit?rio pode se desvincular da UFJF e se transformar em campus de Instituto Federal


Priscila Magalh?es
Rep?rter

O projeto faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educa??o e visa criar Institutos Federais de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFET) em todos os estados do Brasil. De acordo com a proposta, s? em Minas v?o ser quatro institutos e, entre eles, est? o do Sudeste de Minas, com ?rea de atua??o na Zona da Mata e Campos das Vertentes.

Se a proposta for aprovada, o Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) se desvincularia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "Se a proposta for aprovada, as escolas que oferecem o ensino t?cnico na Zona da Mata e Campos das Vertentes v?o se unir e cada escola vai ser um Campus, com uma reitoria em Juiz de Fora", explica o diretor do CTU, professor Paulo Rog?rio Ara?jo Guimar?es.

Aguardando aprova??o
Mas, para que isso aconte?a, ? necess?rio que a proposta seja aprovada pela Congrega??o T?cnica do CTU, da qual fazem parte alunos, professores e servidores, e tamb?m pelo Conselho Superior da UFJF. O projeto precisa ser aprovado e enviado at? o dia 11 de mar?o para o Minist?rio da Educa??o (MEC), que tamb?m vai avaliar, tendo at? o dia 31 de mar?o para dizer se foi aprovado ou n?o.

"Se aprovado, as mudan?as devem come?ar a acontecer em 2008, mas n?o h? um prazo definido para isso", diz o diretor. Al?m disso, ele diz que as vantagens da desvincula??o de CTU vai trazer muitas vantagens. "Vai haver um aumento dos recursos financeiros, aumento das vagas para os cursos e vamos ter que oferecer curso superior para licenciatura e e bacharelado na ?rea tecnol?gica", completa Paulo Rog?rio. Al?m disso, vai ser necess?rio contratar mais profissionais, sendo cerca de 60 t?cnico-administrativos e 30 professores.

Para levar a discuss?o at? a popula??o, uma audi?ncia p?blica vai ser realizada nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, ?s 19h30, no audit?rio do CTU. "Como somos uma institui??o p?blica, queremos mostrar o projeto para a comunidade e dizer quais v?o ser os impactos desta mudan?a", completa.