P&B marca a estr?ia de Alessandro Corrça

Por

P&B marca a estr?ia de Alessandro Corr?a Curta-metragem, gravado em chroma-key, ? influenciado pelo expressionismo alem?o

Daniele Gruppi
26/05/2008

O cineasta Alessandro C?rrea faz a sua estr?ia no mundo cinematogr?fico com o curta-metragem "P&B". Trata-se de uma produ??o de 13 minutos gravada em chroma-key, em que h? uma intera??o entre atores e desenhos.

A hist?ria se passa em um mundo preto e branco - onde as pessoas sabem pouco sobre as cores - durante a chegada, no Museu de Hist?ria Natural, de uma grande exibi??o de obras de arte eg?pcia patrocinada pela Funda??o Kleiderstoff. B?rbara ? uma rep?rter do canal Wtv e possui uma estranha habilidade: pode ver as cores.

A rep?rter procura o oftamologista Pedro para saber mais sobre seu problema. Os dois acabam se envolvendo com um estranho projetor de hologramas e um sacerdote de uma misteriosa seita eg?pcia. "? uma fic??o que se passa no futuro, mas que tamb?m mistura um pouco do passado", explica Alessandro.

C?rrea conta que a id?ia do roteiro do v?deo surgiu quando estava olhando para uma foto antiga de uma ?tica. Originalmente o filme era mudo e tinha cinco minutos, mas no decorrer do processo de produ??o, o diretor percebeu que era preciso estender a dura??o do filme e colocar falas para melhorar a compreens?o da hist?ria.

"Depois do lan?amento do filme, muitas pessoas me perguntaram se tinha feito uma produ??o para abordar as diferen?as, j? que B?rbara se descobre diferente e come?a a se sentir mal. N?o era essa a minha inten??o. Era apenas entretenimento. Mas um v?deo deve estimular a reflex?o e n?o pode ser totalmente redondo, sem dar margens ?s interpreta?es".

Segundo C?rrea, sua inten??o era utilizar as novas tecnologias e testar conhecimentos. Para fazer o "P&B", ele diz ter se inspirado na est?tica do expressionismo alem?o ? filmes como "Metropolis" e "Blade Runner" - para criar ambientes futuristas que combinassem elementos antigos e modernos. "Filme em preto e branco, com alto contraste e n?o realistas s?o caracter?sticas do expressionismo e que podem ser encontrados no "P&B"".

Alessandro C?rrea assina o roteiro, ilustra?es e dire??o. Participaram tamb?m do projeto Luciana Fins, na prepara??o dos atores; DJ Rub, respons?vel pela trilha sonora; F?bio Sacramento na produ??o. A fotografia ? de Mauro Pianta, a edi??o ? de Hor?cio Vel?squez. Zezinho Mansini, Andr?ssa Bittencourt, Paulo Oliveira e Uibir? Barreto s?o os atores.

H? um trocadilho no t?tulo do filme: "P&B" pode ser interpretado como Preto e branco ou Pedro e B?rbara, protagonistas do Filme.

Grava??o

Os atores tiveram que atuar em um espa?o com um m?nimo de objetos de cena, como uma mesa e uma cadeira. Todos os outros elementos foram inseridos posteriormente, via computa??o gr?fica. "Foram quase quatro meses de ensaio e praticamente um ano construindo o cen?rio".

Ap?s a grava??o dos atores, utilizando programas de computador, foram adicionadas anima?es tradicionais em 2D, ilustra?es e cen?rios criados a partir de materiais reciclados, como pe?as de televis?o, madeira, ferro, latas, garrafas de pl?stico, fotografados ou capturados atrav?s de scanner. As ilustra?es e as anima?es que interagem com os atores completaram a din?mica do filme.