Quarta-feira, 24 de setembro de 2008, atualizada às 12h

Projeto cultural prioriza valorização da memória coletiva do interior de Minas Gerais. Filme vencedor do Festival de Gramado vai ser exibido

Marinella Souza
*Colaboração

O Projeto Caravanas do Caminho Novo da Estrada Real nasceu como um ponto de cultura em São José das Três Ilhas e ampliou para mais seis municípios: Torreões, Monte Verde, Simão Pereira, Sobradinho, Fortaleza e Belmiro Braga.

Segundo o cineasta Flávio Cândido, um dos responsáveis pelo projeto Caravanas do Caminho Novo da Estrada Real, ele conta com oficinas artístico- culturais além de debates sobre cada micro região abrangida.

Em cada cidade é oferecida uma oficina diferente. As opções variam entre dança contemporânea, fotografia, teatro, coral, cinema, artesanato, calango etc. Na sexta-feira, 26 de setembro, será a vez de Belmiro Braga receber o Projeto. Na ocasião vai ser exibido o filme Vida de Menina, de Helena Solberg, grande vencedor do Festival de Gramado 2004.

A escolha do filme foi por causa do tema. "Vida de Menina foi rodado em Diamantina, cidade que por si só se justifica e fala da preservação da memória dessa cidade. Ele foi escrito com base no diário de uma moradora da cidade e conta a história da região, dos personagens da cidade, por isso optamos por passá-lo".

O ator Camilo Bevilacqua (foto), que interpreta o tio Geraldo, homem rico que administra a fortuna de sua mãe e inveja a sobrinha Helena, interpretada por Ludmila Dayer, vai estar presente durante a exibição do filme. Após a exibição vai acontecer uma palestra-debate sobre educação patrimonial.

O historiador Ronei Fabiano Alves participa da palestra abordando o valor do patrimônio histórico da comunidade e a importância de preservá-lo. Ronei é, também, secretário de cultura de Matias Barbosa. O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja de Santana, a partir das 19h e tem entrada franca.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...